Envie presentes para estes membros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROSEDIMENTO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DE ANÁPOLIS

a) Porcentagem de residências atendidas:

Dados de 2008 da superintência de pesquisa e imformação (Sepim) da secretaria de planejamento do estado de Goiáis, mostram que Anápolis tem 492.333 metros de rede de esgoto. Em 200 esse número era de 492.002 metros trata-se de um crescimento de somente 0,5%. De acordo com a sepim, acidade tem 40.876 ligações de esgoto.
Esse percentual de 0,5% nem chega perto do que é exigido por lei aprovado em 2007. O texto estabelece que a SANEAGO tem a obrigação de expandir a rede de esgoto em Anápolis,garantindo um ímdice de crescimento mínimo de 8% ao ano.
O retrato do saneamento básico em Anápolis é composto por três itens: abastecímento de água tratada, coleta e tratamento de esgoto ecoleta de lixo, que acabam exibindo processos diferenciados.
Segundo informações da secretaria de desenvolvimento urbano sustentável,(a coleta de lixo cobre 100% das reguiões do munícipio, o abastecimento de água tratada cobre atualmente 99% da cidade e a coleta de esgoto e apenas 60% por residências. (jornaldoestado de goias.com.br)



b) Descrever como é oprocesso completo de tratamento de esgoto (etapas do tratamento,processos físicos e químicos ultilizados,analizis de laboratório):

Um sistema de tratamento de esgoto sanitário é constitúido das seguintes unidades:
01.rede coletora
02.interceptores
03.emissários
04.elevatórias de esgoto
05.estação de tratamento de esgotos
06.emissário final

01.Rede coletora: trata-se das tubulações querecebem os esgotos gerados nas residências, estabelecimentos comerciais e imdustriais. É implantada sob via pública ou passeios, sendo dotada de poços de visitas,para inspeção e introdução de equipamentos de limpeza. Há predominâcia na ultilização de tubulação e de 150 mm.

02.Interceptores: são tubulações implantadas ao longo dos cursos d’água,que têm as funções de receber os esgotos coletadospelas redes coletoras e conduzi-los ao emissário ou diretamente às estações de tratamento.São assim denominados por interceptar ou impedir que os afluentes das redes coletoras sejam lançados nos rios ou córregos sem o devido tratamento.

03.Emissário: tubulações que conduz os esgotos dos interceptores à estação de tratamento.

04.Elevatórias de esgotos: são estações de recalque concebidas parabombear os esgotos de uma cota inferior para pontos mais elevados. Faz-se necessário implantá-las nos bairros situados em cotas mais baixas, com a finalidade de conduzir os esgotos para a estação de tratamento ou mesmo para redes coletoras.

05.Estação de tramento de esgoto: destina-se à depuração dos esgotos produzidos na cidade. Existem vários processos de tratamento a serem selecionados emfunção dos seguintes fatores: tamanho da população, condições climáticas da região,áreas disponível para a estação,grau de poluição dos esgotos,porte do corpo receptor.

06.Emissário final: e a canalização que conduz os afluentes da estação de tratamento de esgoto,já despoluído, ao corpo receptor lagos rios corregos etc...

Processos físicos, químicos,bioquímicos e naturais
São consideradosgrosseiros os resíduos contido nos esgotos sanitários de fácil retenção e remoção, através de operações físicas de gradeamento ou peneramento. Este material é procedente do uso inadequado das estalações prediais e dos coletores públicos, com o lançamento de diversos resíduos, os quais deveriam ser dispostos nos recepientes de lixo.
O processo de desarenação de dispositivo que induzam a uma quedada velocidade dos afluentes,permitindo uma desposição de partícula pesadas como a areia.
A velocidade ea permanência do líquido na fossa permitem a separação da fração sólida do líquido, proporcionando digestão limitada da matéria orgânica e o acúmulo dos sólidos. As lagoas de estabilização são grandes tanques escavados no solo, nos quais os esgotos fluem continuamente e são trados por...
tracking img