Envie presentes para estes membros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1930 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE


O primeiro meio de transporte usado durante milhares de anos era as pernas do homem ou o dorso dos animais para se deslocar.
A necessidade de outro tipo de alimentação, fez com que surgisse a jangada permitindo assim a pesca. Este constitui-se como o primeiro meio de transporte utilizado pelo homem. Com as jangadas surgiu uma evolução detransportes marítimos tais como, a canoa, o barco e as caravelas, sendo estas últimas utilizadas pelos descobridores dos caminhos marítimos.
Antes do aparecimento da roda, os homens já transportavam as suas cargas de rolos de madeira puxados por animais. O que mais tarde veria dar origem ao trenó.
Ao ser inventado roda no Egipto à 5500 anos, começou-se a construir estradas. Para se movimentar e autilizar a carroça puxada por animais para transportar as suas mercadorias. Com o passar do tempo foi melhorando as estradas .quando se chegou ao tempo dos romanos atingiu-se a máxima eficiência, em que a sua construção se caracterizava pela solidez e o traçado recto e independentemente do obstáculo que tivesse de ser superado. Quando surgiu a bicicleta em França em 1790,em que o conde Siyrac,uniu duas rodas do mesmo tamanho por meio de uma tábua de madeira, onde o condutor se sentava no veiculo que tinha a forma de animais, tais como cavalos, aves ou serpentes.Embora os detalhes fossem pobres.Não possuindo pedais, o veiculo era movimentado apoiado alternadamente os pés no chão. Com o passar do tempo, foram feitas varias alterações, como a colocação de pedais, corrente e pneus compressão de ar.
A origem da mota com motor de combustão interna foi na Alemanha por Gottlieb Daimler, em 1885. O homem teve uma finalidade, que foi substituir a força humana pela força mecânica. Foi instalado um motor a gasolina de um cilindro, leve e rápido, numa bicicleta de madeira adaptada, com o objectivo de testar o desempenho do no novo propulsor.
O automóvel foi inventado pelos povos Maias,mas essa invenção só se popularizou em meados do séc. IXX.
O primeiro automóvel, que surgiu, foi consequência de sucessivas aproximações e adaptações que se foram desenvolvendo em torno de um objectivo. Que era viajar rápido, com comodidade, com o mínimo de esforço e máxima de segurança.
Contudo, só com a introdução do motor de combustão interna a quatro tempos em 1885, inventado por Kart Benz,na Alemanha, é que se começou a considerar a viabilidade de um veículo que oferecesse as condições atrás mencionadas. Este tipo de veículos manteve-se em voga durante algum tempo, sofrendo diversas inovações, tais como o travão de mão, caixa de velocidades e ao nível da velocidade e direcção, algumas atingiram o sucesso comercial.
A origem do caril e do comboio foi na Inglaterra. Existia noslocais onde era preciso utilizar a matéria pesada, foi quando se começou a usar os caris nas minas, a zona funcionava com calhas antes que fosse estendido à superfície as fitas das vias-férreas. As primeiras vias-férreas surgiram em Inglaterra em 1825, em França em 1827.
Em 1853 funda-se Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses. Com a implantação da República, a Companhia Real passa a serCompanhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Em 1857 inaugura-se a primeira via-férrea em Portugal. Com a construção desta obra vão ser criadas as estações ferroviárias, e próximo destas vão ser edificadas vilas e cidades, em que anteriormente não existiam. A construção das linhas ferroviárias teve também a vantagem de empregar muitas pessoas.
O desejo de voar está presente na humanidade desde o diaem que o homem pré-histórico passou a observar o voo das aves. Apesar da fragilidade do aparelho, Santos Dumont foi o 1º homem a voar num avião em 1906, seguiu-se a travessia da mancha em 1909 por Carrles Lindbergh, assim como o voo Lisboa – Rio de Janeiro em 1922 por Gago Coutinho e Sacadura Cabral.Antes de se começar a instalar motores de porpulção, nos meios de transporte . Foi preciso que...
tracking img