Envie presentes para estes membros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
#) pergunta
As primeiras cidades brasileiras nasceram no litoral, em função dos portos e do comércio exterior. A primeira cidade, Salvador, foi fundada por Tomé de Sousa,em 1549, e a segunda, São Sebastião do Rio de Janeiro, foi fundada em 1565, por Estácio de Sá. (2003, p.132)
Durante o período colonial, as cidades pouco sedesenvolveram, devido à precariedade do comercio, à ausência de indústria, e à exploração econômica de Portugal. Na fase inicial do século XIX, houve uma impulsão no desenvolvimentourbano no Brasil, sobretudo devido à transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, o que se tornou um marco importante para o desenvolvimento urbano da colônia.Também segundo Cardoso:
O príncipe regente, D. João, decretou a liberação das atividades industriais, criou a Biblioteca Nacional, o Banco do Brasil e diversas academias.Fundou também o jornal "Gazeta do Rio de Janeiro" e autorizou a abertura dos portos ao livre comércio, fatos relevantes para o processo de urbanização do Brasil colônia(2003, p.132).
A independência do Brasil, em 1822, marca o surgimento da rede urbana brasileira, devido, segundo ainda Cardoso (2003), a alguns fatores político-sociais queatuaram de forma determinante neste sentido, tais como: a Lei Áurea de 1888, a Proclamação da República, em 1889, e o início da industrialização do país. Com essesacontecimentos, a população das cidades aumentou, devido à migração da população do campo em busca de melhores oportunidades de emprego. Aliando-se a isso, pode-se citar a chegada dosimigrantes europeus no final do século XIX e início do século XX.
Fenta (http://www.artigonal.com/ciencia-artigos/breve-historico-da-urbanizacao-no-brasil-4184916.html)
tracking img