Envelhecimento bem sucedido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ENVELHECIMENTO BEM SUCEDIDO



RESUMO E PALAVRAS-CHAVE

Este trabalho tem como ponto de vista o processo de envelhecimento como uma experiência, que implica em estratégias para uma boa qualidade de vida. O mesmo foi elaborado mediante estudo e analise de obras que abordam o tema supracitado. Vale ressaltar a respeito do profissional Assistente Social, exclusão e foi destacada a grandeimportância do potencial que o idoso possui e que muitas vezes é esquecido e ou deixado de lado. Salienta-se ainda que eles têm grande bagagem de experiências podendo assim viver com mais entusiasmo, aceitação e qualidade de vida, pois a velhice não implica apenas em doenças e afastamento do meio social, pelo contrário, o idoso possui muitas reservas exploráveis podendo ainda desfrutar de uma velhicesaudável.

PALAVRAS-CHAVES: Assistência Social, Exclusão, Envelhecimento, Qualidade de Vida.



INTRODUÇÃO

Este trabalho de Conclusão de Curso foi de elemento explicativo, estruturado com leituras que abordaram o assistente social, envelhecimento, exclusão e a qualidade de vida. É preciso não desacreditar que, sua origem histórica dentro da gerontologia, inclui a ideia da heterogeneidadeda velhice, ou seja, experiências diversas vista como fenômeno não só biológico, mas também construído socialmente. O objetivo principal deste trabalho foi mostrar que pessoas idosas são indivíduos donos de sua história e da história de seu tempo, têm discernimento, capacidade de escolha e experiência, condições que devem ser respeitadas. Envelhecer implica perdas mais, também ganhos. Segundo oEstatuto do Idoso, Lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003:
Art. 3º- É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

A leiassegura o Idoso na sociedade como um ser que tem fundamental importância junto à família, amigos e a comunidade, resgatando os valores deixados para trás e melhorando a qualidade de vida para que consigam uma melhor autonomia, independência e bem estar. A solidão dos idosos de hoje não é apenas a de ficarem sozinhos em casa ou em asilos, mas sim de ficarem sozinhos de geração em geração e nãoterem mais ninguém com quem dividir suas emoções. Este é o sentimento de que a vida para o idoso não pode mais ser continuada, refeita, retomada.
O presente trabalho buscou um resgate histórico do envelhecimento bem sucedido, abordando discussões acerca do serviço social, exclusão, envelhecimento e qualidade de vida.
O termo envelhecimento bem-sucedido surgiu na gerontologia nos anos 60, associadaa uma importante mudança ideológica, que consistiu em considerar que a velhice e o envelhecimento não são sinônimos de perda, doença, inatividade e algo contrário ao desenvolvimento. Desde então, a gerontologia passou a investigar também os aspectos positivos da velhice e o potencial para desenvolvimento, a capacidade de aprendizado na velhice, as funcionalidades que se mantêm preservadas ao longoda vida, o bem-estar psicológicos e índices de satisfação na velhice, de forma que podemos definir o envelhecimento bem-sucedido como o nível de alta saúde física, mental, bem-estar emocional e competência para a adaptação na velhice (SÉ, 2008).

Ao longo do tempo o termo envelhecimento sofreu diversas modificações, vindo demonstrar que as pessoas idosas são capazes de vivenciar emoções comintensidade e simultaneamente, emoções positivas e negativas.


DESENVOLVIMENTO
1.0 O SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO IDOSO

O Serviço Social é uma carreira inserida na classe social e técnica do trabalho e tem como matéria-prima a demanda social e suas diversas manifestações (IAMAMOTO, 2000). A profissão capacita o profissional para o enfrentamento de novos desafios que estão postos no cotidiano...
tracking img