Envelhecimento ativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Saúde da Guarda
Instituto Politécnico da Guarda

Licenciatura em Farmácia
1º Ano, 2º Semestre

Envelhecimento Ativo

"Os homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossemmorrer e morrem como se nunca tivessem vivido."

Índice Geral

Introdução 4
Envelhecimento em Portugal: Traços da situação sociodemográfica 8
O “envelhecimento ativo” segundo a Organização Mundial de Saúde 9
Qualidade de vida e envelhecimento ótimo 12
Saúde, segurança e participação social 13
Stress 14
Teoria da seleção – otimização - compensação 16
Bibliografia 18
Webgrafia 18Introdução
As diferentes relações e a necessidade que os seres humanos têm de se relacionar entre si, nomeadamente, os contactos com pessoas mais velhas, têm sido estudadas por psicólogos e sociólogos, levando à construção de inúmeras teorias, numa perspetiva de tentar compreender este fenómeno.
Nas últimas décadas tem aumentado a curiosidade em relação ao processo de envelhecimento e dasmudanças que aí decorrem, tomando-o como um período de perdas mas também de ganhos, e reconhecendo que nesse processo cruzam-se forças originárias quer do indivíduo, quer dos contextos sociais em que a pessoa se encontra inserida, quer da interação entre ambos. Sendo o envelhecimento uma condição bem mais complexa do que parece à primeira vista, pelo menos tão complexa como o crescimento, talsignifica que as responsabilidades que temos no ato de crescer são as mesmas que temos relativamente ao ato de envelhecer, pelo que se procura deixar claro que, sob o ponto de vista psicológico, o envelhecimento não é necessariamente um mal irremediável, um desfecho incompreensível no fim de uma vida feita de aprendizagens, de relações e de projetos, mas poderá constituir, à semelhança de qualquer outraetapa da vida humana, uma oportunidade de bem-estar e de felicidade.
Diversos estudos têm sido desenvolvidos, uma vez que novos conceitos como “envelhecimento ativo”, “positivo” ou “bem-sucedido” têm surgido e têm despertado a curiosidade. De que forma é possível afirmar que estamos perante um “envelhecimento positivo”? Que fatores contribuem para tal? Em que contexto? Isto serão questões queserão abordadas adiante.

O envelhecimento, segundo Yates (1993) é um processo termodinâmico e quebra de energia, geneticamente determinado e condicionado, sobre o ponto de vista ambiental, deixando para trás resíduos que progressivamente aumentam a probabilidade de ocorrência de muitas doenças, de acidentes, e de situações diversas de instabilidade dinâmica que, por fim, resultam na morte.
Esteato de envelhecer pode ser manifestado através dos mais variados sinais, nomeadamente a nível biológico, como por exemplo, declínio da integridade funcional de um órgão, tecido, ou células particulares quer de modo inespecífico pela falta de cooperação entre componentes biológicos ou ainda pelo aumento com a idade da associação entre funções que causam instabilidade dinâmica, assim, mesmo sem aocorrência de patologias, a probabilidade de adoecer e morrer aumenta com a idade cronológica, se bem que esta, não é um bom critério para se estudar o envelhecimento, uma vez que o nº de anos que um indivíduo vive não nos fornece qualquer informação sobre a qualidade da sua vida, a sua experiência psicológica e social ou mesmo a sua saúde.
De acordo com SCHROOTS E BIRREN (1980), o processo deenvelhecimento apresenta três componentes:
* componente biológica – senescência - que assenta numa vulnerabilidade crescente e donde resulta uma maior probabilidade de morrer;
* componente social - relativa aos papéis sociais apropriados às expectativas da sociedade para este nível etário;
* componente psicológica - definida pela capacidade de autorregulação do indivíduo (tomar...
tracking img