Envelhecimento ativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1214 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica: Envelhecimento Ativo: Uma Política De Saúde.

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade e também um dos nossos grandes desafios. Ao entrarmos no século XXI, o envelhecimento global causará um aumento das demandas sociais e econômicas em todo o mundo. No entanto, as pessoas da 3ª idade são, geralmente, ignoradas como recurso quando, na verdade,constituem recurso importante para a estrutura das nossas sociedades.
Em todo o mundo, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em seu trabalho intitulado “Envelhecimento Ativo: uma política de saúde”, o século XXI terá um aumento no envelhecimento global e isto acarretará demandassociais e econômicas em todo o mundo. A OMS relata que os países podem custear o envelhecimento se junto com organizações governamentais e a sociedade civil implementarem políticas e programas que melhorem a saúde, a participação e a segurança dos cidadãos mais velhos.
No texto o autor percebe que os países desenvolvidos passaram por um processo gradual do envelhecimento, acompanhando o crescimentosócio-econômico. Já os países em desenvolvimento ainda não estão conseguindo acompanhar este processo.
Tanto nos países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento, existe a preocupação com o fato de o envelhecimento da população, possivelmente, não permitir que uma força de trabalho em redução seja capaz de manter aquela parte da população tradicionalmente considerada dependente (ou seja,crianças e idosos).
Ainda assim, a maioria das pessoas mais velhas em todos os países continua a representar um recurso vital para as famílias e comunidades. Muitas deles continuam a trabalhar tanto no mercado formal de trabalho quanto no informal, auxiliando economicamente a família.
Neste contexto, o conceito de envelhecimento ativo perpassa pelo processo de disponibilizar oportunidades departicipação cultural, econômica, de saúde e social para que possam contribuir por um período mais duradouro com os familiares, a sociedade e principalmente consigo próprio. Isto eleva a qualidade de vida e diminui o custo para a comunidade, pois este indivíduo está exercendo sua autonomia e independência de acordo com suas necessidade, capacidades, habilidades, conhecimentos, alterando a imagem dos idososde pessoas frágeis, fisicamente incapazes, dependentes totalmente do cuidado de terceiros.
Ao mesmo tempo, políticas e programas de envelhecimento ativo são necessários para permitir que as pessoas continuem a trabalhar de acordo com suas capacidades e preferências à medida que envelhecem, e para prevenir e retardar incapacidades e doenças crônicas que são caras para os indivíduos, para asfamílias e para os sistemas de saúde.
Quando o autor cita que as doenças crônicas não transmissíveis são as principais causas de morbidade, incapacidade e mortalidade entre os idosos, principalmente em países desenvolvidos. Muitas dessas doenças podem ser evitadas ou adiadas, abstendo o tabagismo, iniciando a pratica de atividades físicas, disponibilizando serviços de saúde mental, mantendo uma dietasaudável, combatendo o uso de álcool, alimentação saudável, saúde oral, usando medicamentos somente com prescrição médica, exercendo a profissão, dentre outros, mantendo a capacidade funcional durante o curso de vida.
Com essas práticas básicas, o autor fornece soluções simples e economicamente viáveis para ajudar na solução do problema. No entanto, essas ações de prevenção e promoção da saúdedevem começar desde os primeiros anos de vida da criança, educando-a a praticar hábitos saudáveis para conseguir o envelhecimento saudável. Em que haja políticas de saúde, educação, oportunidades de emprego, segurança e salários dignos para que o envelhecimento não seja apenas observado aos 60 anos e sim introduzido desde o pré-natal da gestante em uma unidade de saúde.
Este documento nos...
tracking img