Psicologia da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TO SUPERIOR DO VALE DO JURUENA
CURSO DE PSICOPEDAGOGIA COM ÊNFASE EM INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL







PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL








ARAPUTANGA-MT/2012
LUSMAR MOREIRA DE AZEVEDO SANTANA






PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

TRABALHOAPRESENTADO COMO AVALIAÇÃO E, OU COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORARIA DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA COM ENFASE EM INCLUSÃO SOCIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL, DA FACULDADE AJES- INSTITUTO SUPERIOR DO VALE DO JURUENA, DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E EDUCAÇÃO INFANTIL.
PROF. MS. CELESTINO DIAMAKETO NANIZAYA




ARAPUTANGA-MT/2012
INTRODUÇÃO

O presentetrabalho tem objetivo apresentar o conceito de Psicologia da Educação e Aprendizagem, tendo como enfoque uma pesquisa realizada com alguns professores de escolas públicas para conhecer o modo que eles utilizam para enfrentar os problemas de aprendizagens dos alunos.


















PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Segundo Salvador e outros (1999), a Psicologia daEducação tem a finalidade de aplicar os conhecimentos, os princípios e os métodos da psicologia para analise e estudo dos fenômenos educativos.
Observando a diferença entre os psicólogos da educação em relação à maneira como se concretiza a utilização e a aplicação do conhecimento psicológico na educação. Para alguns a psicologia da educação se apresenta como um campo de aplicação da psicologia;para outros se configura como algo maior que um campo, como uma disciplina especifica que dispõem de alguns objetivos, conteúdos e programas de investigação que lhe são próprios. Para os primeiros é o resultado da seleção entre conjuntos e explicações que as diferentes aéreas e especialidades da psicologia (Psicologia do Desenvolvimento, da Aprendizagem, Social, da Personalidade, etc.) proporcionam,são os aspectos especialmente relevantes e pertinentes para educação e para o ensino (Salvador e outros 1999). Para outra corrente, consiste em criar um conhecimento especifico com relação aos processos educativos, sempre utilizando os princípios e as explicações da psicologia como instrumento de indagação e de analise.
Aprendizagem
De uma forma geral segundo Campos (2007, p.31) pode serconsiderada como “uma modificação sistemática do comportamento ou da conduta, pelo exercício ou repetição, em função de condições ambientais e condições orgânicas”.
Segundo Pozo (2002, p.66) a aprendizagem é um sistema complexo composto por três subsistemas que interagem entre si: os resultados da aprendizagem (o que se aprende), os processos (como se aprende) e as condições práticas (em que seaprende). Os resultados da aprendizagem consistem no que se aprende, ou seja, a partir das características anteriores, o que muda com a consequência da aprendizagem.
ANÁLISE DA PESQUISA

Foi realizada uma pesquisa com professores que atuam diretamente e indiretamente com alunos na rede publica. Com a intenção de saber como eles fazem para enfrentar os problemas de aprendizagens dos alunos. Para chegarao resultado adotou- se um método de pesquisa e questionários a todos os professores envolvidos. Foi perguntado a cada um deles se: Eles valem dos estudos que realizaram? Se preferem improvisar e adotar o que der certo? Se eles educam como foram educados? Se buscam conselhos de colegas mais experientes? E o que eles valorizam mais, os estudos ou a prática?
Um dos entrevistados disse que verificaquais são as dificuldades na aprendizagem, depois utiliza metodologias diferenciadas na tentativa de solucionar o problema, e que existem casos em que é possível resolver somente com o trabalho pedagógico articulado. Mas quando depende da aérea clinica o aluno é encaminhado para o setor responsável. E que utiliza dos estudos que ele tem, que nada melhor que planejar e executar, mas tem momentos...
tracking img