Fatores relacionados ao invelhecimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1854 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fatores associados ao envelhecimento bem- sucedido de idosos socialmente ativos da região metripolitana de porto alegre
Ntrodução

O envelhecimento da população é um fenômeno relativamente recente, global. Apresentar tendências demográficas mostram que a população global tem sido o envelhecimento, e as contas de uma população idosa para a maior parte desse aumento. No Brasil, a atual populaçãode idosos (60 anos ou mais) torna-se mais de 7% da população em geral, ao passo que foi menos de 1% no ano de 1900.

Existem várias teorias biológicas, psicológicas e sociológicas que tentam explicar as causas do envelhecimento da população. Acredita-se que ele é determinado por alguns fatores como genética, ambiente e estilo de vida (fatores extrínsecos) .2 No entanto, não existe ainda nenhumaseleção clara dos fatores ou fatores-chave que explicaria a phenomenon.3

O conceito de envelhecimento bem sucedido, introduzida por Rowe e Kahn, consiste na combinação de uma baixa probabilidade de doença e de deficiências relacionadas a doenças, a manutenção ou o reforço das funções físicas e cognitivas e total engajamento na vida, incluindo atividades produtivas e as relações interpessoais.4-6 Posteriormente, os autores sugeriram que a resiliência e sabedoria devem ser incluídos no modelo como domains.7

Em uma revisão do modelo de sucesso envelhecimento por Rowe e Kahn, foi sugerido que a espiritualidade positiva ser incorporado como um fator em que model.8 Desde envelhecimento bem sucedido é mais do que a ausência de doença ou a gravidade dos fatores de risco para doenças e vaialém a manutenção das capacidades individuais, 9 é um erro a contemplar envelhecimento bem sucedido apenas em termos da capacidade para realizar atividades da vida diária.

Envelhecimento bem sucedido tem sido visto como um processo geral de adaptação, descrito como a otimização seletiva com compensação (SOC - Otimização de Seleção, e Compensação). Este modelo pressupõe que os três elementos -seleção, otimização e compensação - constituem o componente básico para os processos de mudanças relativas ao envelhecimento e capacidade de adaptação, e que os três sempre interact.10-13

O objetivo do presente estudo foi identificar possíveis fatores associados com o envelhecimento bem sucedido na socialmente idosos ativos residentes na área metropolitana de Porto Alegre.

 

Métodos

Umestudo transversal, observacional foi realizado.

A amostra foi composta por 400 indivíduos idosos. Destes, 239 foram participantes do Projeto GENESIS (um estudo interdisciplinar sobre o envelhecimento - em associação com a Câmara Municipal de Gravataí - no Estado do Rio Grande do Sul e do Instituto de Geriatria e Gerontologia - PUCRS), 14, cujas entrevistas foram agendadas pelo secretário desseprojeto. Os restantes 161 sujeitos residentes na região metropolitana de Porto Alegre foram escolhidas por conveniência, dentre os participantes de grupos de idosos ou de entre aqueles que ainda estavam trabalhando.

Todos os participantes assinaram consentimento informado. Comitê de Ética em Pesquisa Comitê PUCRS aprovou o estudo (processo número 01/01065).

Os participantes do ProjetoGravataí-GENESIS compreendeu uma amostra de sujeitos 1118, 72,1% do sexo feminino e 27,9% dos quais eram male.15 idade média foi de 67,24 ± 6,14 anos. A maioria eram viúvas / viúvos, vivendo em sua própria residência, com uma renda de 80-160 dólares por mês e um nível de escolaridade 6-8 anos de escolaridade. As comorbidades mais prevalentes foram hipertensão arterial sistêmica, doençascardiovasculares e depressão.

Os indivíduos foram considerados socialmente ativos caso tenham participado em grupos de pessoas idosas ou envolvido em qualquer atividade fora da família nuclear.

Dados da pesquisa foram coletados por meio dos seguintes instrumentos: a Qualidade de Flanagan Escala de Vida, a Organização Mundial da Saúde WHOQOL-100 de instrumento de avaliação de qualidade de vida; Escala de...
tracking img