Entrevista de um empresario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de administração

Bacharelado em administração
Tema: fundamentos em administração

Trabalho em grupo
Integrantes:



Professores:





Introdução:

Este trabalho fará a comparação entre os três teóricos, na diferença de abordagem e
compreensão da sociedade emcada um deles. Para Marx a linguagem é tão antiga como a consciência. Para Marx, as representações que os indivíduos elaboram são representações a respeito de sua relação com a natureza. Segundo Marx a proposta é o materialismo prático, isto é, o comunismo, revolucionando o mundo, sendo a superação da auto-alienação humana, tornando o homem social, isto é, humano. Considerando que a sociologia éinteressada na relação entre indivíduo e sociedade, podemos concluir que na visão de Marx, o conceito de classe social é a base de explicação desta relação. Para Weber, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações sociais individuais. Para Weber, não existem individualidades históricas. Considerando que a sociologia é interessada na relação entre indivíduo e sociedade, podemosconcluir que na visão de Max Weber, o conceito de ação social é a base de explicação desta relação. Nos pressupostos de Durkheim, a sociedade prevalece sobre o indivíduo. Porque as gerações anteriores ensinam as novas, Durkheim coloca a educação como um grande fato social. As principais categorias propostas por Durkheim são a totalidade, expressa pela sociedade, o tempo e o espaço. As representaçõessão produto da ação coletiva. A linguagem é a linguagem do grupo. Considerando que a sociologia é interessada na relação entre indivíduo e sociedade, podemos concluir que na visão de Émile Durkheim, o conceito de fato social é a base de explicação desta relação. As ideias, as categorias, as representações e as instituições sociais, inclusive alinguagem, são analisadas diferentemente por Marx, Weber e Durkheim. O objetivo deste trabalho é o de demonstrar estas diferentes abordagens na compreensão da sociedade, relacionando, sempre que possível, os fenômenos acima mencionados.

Desenvolvimento

O administrador possui três habilidades: a técnica, humana e conceitual. A habilidade técnica conceitua como a compreensão e o domínio das atividadesque realiza, exigindo conhecimento especializado, habilidade, facilidade do uso das técnicas e do instrumento para as atividades que desenvolve. É a habilidade de fazer coisas concretas e praticas, como desenhar um projeto, compor um cronograma, elaborar um programa de produção, entre outras. A habilidade humana, refere-se aos esforços, aptidões, capacidade para criar uma atmosfera de segurança ecooperação entre as pessoas e prol de um alcance comum. O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas par conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos. A habilidade conceitual requer do administrador saber direcionar a missão do negocio, a visão do futuro, os valores essenciais de sua empresa através de ideias globais, conceitos,valores e princípios que permitem saber onde se quer chegar. O administrador é um líder que possui as qualidades básicas, mas principalmente a eficiência, a capacidade de traçar metas e prioridades e a capacidade de adaptação rápida à mudança, o que o torna mais estável nessa posição. O administrador também sempre deve estar apto a aprender mais, seja com os seus aprendizes ou com alguémsuperior. Ele nunca pode parar de absorver informações, avaliá-las e aplicá-las na organização.
Como cada teoria via o individuo:
Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
• Autoridade - Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente...
tracking img