Entrevista com alfabetizador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Cognitivo


1) O que é sensório- motor?

Sensório: É a inteligência que trabalha com a percepção.
Motor: É a ação e deslocamento do próprio corpo. A inteligênciasensório- motora usa apenas os índices e sinais como intermediários dos objetos

2) O que é simbolismo?

È a fase em que a criança torna-se capaz de evocar os objetos em sua ausência , graças àsua imagem mental. È a idade da fantasia, do faz de conta, onde a criança é centrada em seu próprio ponto de vista, em si mesma;ou seja egocêntrica,reproduz situações vividas,com familiaresprofessores e outros

3) O que é intuitivo?

É a “idade dos porquês”. Têm muito interesse em experimentações sem contudo, terem critérios para realiza-los. Não fazem por exemplos umaexperiência com etapas sucessivas.

4) O que é operatório concreto?

Conclui e consolida as conservações do número, da substância e do peso. Supera a centração em um únicoponto de vista e é capaz de ver a totalidade de diferentes ângulos. Organiza o mundo de uma forma lógica (operatória) isto é ,é capaz de incluir conjuntos ,de ordenar elementos por suas grandezas usandocritérios de conjunto.

5) O que é abstrato?

A criança se liberta totalmente do objeto (inclusive representado) trabalhando agora com a forma (em contraposição aconteúdos). Têm início a processos de pensamento hipotético-dedutivos.

6) O que é monólogo Ecolalia?

Quando a criança emite sons e balbucia sílabas. Utiliza uma palavra parasignificar uma frase: “água’ para dizer :”eu quero água”

7) O que são pares móveis?

As crianças começam a andar em pares (de mãos dadas). Estes pares são móveis, isto édissolvem-se e refazem-se conforme a atividade.

8) O que é realismo gorado?

Incapacidade sintética. A criança não consegue colocar todos os elementos que desenha na totalidade ou...
tracking img