Teste chama

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (273 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O teste de chama é um procedimento simples utilizado para identificar a presença de alguns
íons metálicos presente numa determinada solução, através da coloração produzida,característica de cada solução.

A teoria de bohr fundamenta-se nos seguintes postulados.
Os elétrons movem-se em torno do núcleo do átomo em orbitas circulares.
Aenergia total de um elétron (potencial = cinética) não pode apresentar qualquer valor, mas sim, valores múltiplos de um quantum.
Apenas algumas orbitas eletrônicas são permitidaspara o elétron e ele não emite energia ao percorre-las.
Quando o elétron passa de uma orbita para outra, emite ou absorve um quantum de energia.


Estes testes sãoconclusivos para identificar um elemento por que quando uma quantidade de energia é fornecida a um elemento químico os elétrons da parte mais baixa absorvem essa energia, e passão paraum nível superior do que o que eles se encontravam (estado excitado). Quando um desses elétrons volta para o níveo de origem ( mais baixo), ele libera a carga de energiarecebida em forma de radiação. Cada elemento libera uma onda característica para cada elemento.
Alguns comprimentos de onda gerado pela radiação liberada podem chegar nafaixa visível ao olhar humano, através de cores. Assim podemos identificar alguns elementos em determinadas substancias químicas, como no caso do experimento realizado com as cincosubstancias onde foi possível identificar pela cor emitida cada um dos elementos químicos.
4- quando uma espécie não apresenta coloração ao ser colocada na chama, isso nãosignifica que não esta ocorrendo transição eletrônica , e sim que as ondas geradas pela liberação de energia não atingiu a faixa de frequência visível ao olhar humano.
tracking img