Entrada da petrobras no mercado sulamericano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tendo como base o texto “Estratégias de Internacionalização: o caso da Petrobras segmento abastecimento” de ANTONIO,J.A.C. e LARA, J.E., é possível perceber alguns dos assuntos objetivados nestetrabalho.

Observe-se que os autores enfocaram o caso de internacionalização inicial da Petrobras, entre 1972 e 1995, em dois países latino-americanos, Argentina e Bolívia. Na área de abastecimentos(distribuição de combustíveis).
As motivações percebidas no texto começam na década de setenta onde o panorama mundial e nacional se caracterizava diferente dos observados nos anos noventa e atuais.No inicio da década de 1970, havia a necessidade de aumento da produção , objetivando mais a frente a auto suficiência brasileira. Nesta época não havia descobertas de jazidas petrolíferas no Brasil,como acontece de alguns anos pra cá. Já na década de 1990, a motivação era outra, pois a partir de 1997 , a legislação o foi alterada, permitindo a participação de outras empresas, no segmento deexploração, produção, e refino de petróleo e seus derivados.

Ainda podemos citar entre as motivações, que a empresa tinha como objetivos e fatores motivadores, ao entrar no mercado argentino eboliviano, “ter forte presença internacional ... e ser líder na América latina”(pp.10).

Com a perspectivas de enfrentar a concorrência de empresas estrangeiras, no mercado nacional, a Petrobras viu naexpansão de seus negócios fora do Brasil, a possibilidade de conseguir vantagens competitivas, com foco na exploração de petróleo “off-shore”, ou seja, em mar aberto. Esse tipo de exploração foiobjetivado, para países da costa africana, Golfo do México e América latina. Estes lugares em vista tinham algumas vantagens, tais como, logística, integração dos mercados, e atuação da companhia integrada,possibilitando a maior chance de sucesso.
Os aspectos positivos, encontrados, desta exposição da Petrobras em mercados estrangeiros, são entre eles: a expansão das exportações, aumento do poder de...
tracking img