Entendo o processo de coaching

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2089 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Entendendo o Processo de Coaching:

Definimos Coaching Education como a primeira parte do processo de Coaching, que consiste na explicação e orientação para as pessoas, para um melhor conhecimento do assunto.

O que e é o que não e Coaching?
COACHING e um processo de parceria interativo e personalizado entre o Coach (profissional) e o Coachee (cliente), que auxilia pessoas e equipes a sedesenvolverem rapidamente e a produzirem resultados mais satisfatórios em suas vidas pessoais e profissionais.

O Processo de Coaching promove performance continuamente e com resultados excelente através de uma metodologia, ferramentas e técnicas que podem ser aplicadas individualmente ou em time, para alavancar resultados, tendo como maior diferencial ensinar a aprender, ao invés de apenasensinar.

É um processo com começo, meio e fim, que funciona como um gerador de novas perspectivas e oportunidades, focado em ações que trazem aprendizados e desenvolvimento de Competências Comportamentais e Emocionais direcionadas a realização de um Objetivo. Uma alternativa poderosa para pessoas que sabem que o sucesso pessoal ou corporativo não é um ponto de chegada, mas um caminho, quenecessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual.

Coaching não é terapia: A Terapia tende a fazer uso das experiências e dos sentimentos relacionados a eventos passados para melhorar/projetar o futuro.
Coaching não é dar conselhos. O Aconselhamento e a Consultoria tendem a fornecer “conselhos” falando/direcionando o que deve ounão ser feito.

Coaching não é treinamento. Muitas vezes e confundido com consultoria, treinamento ou aconselhamento. Nesses casos, temos uma tendência a dizer o que deve ou não deve ser feito, enquanto no processo de Coaching, o Coach não decide nunca pelo Coachee, ele contribui no processo do Cliente de descobrir suas próprias soluções.

Não é consertar as coisas ou resolver problemas.Trata-se de um recurso Just in time, que atende a questões da realidade emergente, levando o Coachee a participar, assumir a responsabilidade pelos seus resultados, produzindo mudanças positivas e duradouras, quando que a maioria dos recursos obtidos em soluções convencionais de desenvolvimento, poderá ou não, ser uteis em curto ou médio prazo.

O foco do Coaching esta nas possibilidades futuras e emcomo transformá-las em realidade. É uma nova Metodologia para quem quer atingir metas ou desenvolver novas Habilidades ou Comportamentos.

Se pudéssemos definir Coaching em uma palavra, essa palavra seria “RESULTADOS”.
“Coaching e a Arte de Aumentar a Performance das Pessoas ou Times”.

Evolução do Coaching:
A historia do Coaching começou a ser escrita ha alguns séculos na Grécia Antiga,por alguns importantes filósofos da época: Sócrates, Platão e Aristóteles. Embora eles não usassem o termo “Coaching”, faziam uso de um processo de perguntas que levava as pessoas a refletirem sobre as respostas desejadas, de forma a ter novos entendimentos e gerar novas opções. Isso e o que consideramos a base do Coaching. Fazer perguntas poderosas que ampliem a consciência e que levem a pessoa ater novas percepções, é uma das principais habilidades que um Coach tem que ter.

Mais adiante, em 1500, o termo Coach fora utilizado para nomear os condutores de carruagem, pessoas responsáveis em levar uma pessoa do ponto “A” até o ponto “B”.

Na Década de 70, o americano Timothy Gallwey, foi um dos pioneiros no desenvolvimento dos conceitos de Coaching, obtendo grande destaque comoorientador de tenistas e golfistas famosos. Para a época, seu método foi considerado revolucionário, pois levou os atletas a se destacarem, e a diferença estava em trabalhar não somente aspectos técnicos do jogador, mas também aspectos comportamentais, em especial o que eles pensavam e o seu nível de concentração.

A partir de 1980, com a expansão do Vale do Silício, o Coaching entra no mundo...
tracking img