Coaching - material de apoio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Coaching


1. Definição


Coaching é um processo que utiliza técnicas, ferramentas e recursos de diversas ciências. Conduzido de maneira confidencial, individualmente ou em grupo, o coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança e de quebrar barreiras de limitação para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo ealcançar suas metas.
O coaching é uma metodologia que busca atender as seguintes necessidades: atingir metas, solucionar problemas e desenvolver novas habilidades. É uma ferramenta muito eficaz se associada à tecnologias de mudança comportamental como a Programação Neurolinguística - PNL, que proporciona o desenvolvimento de habilidades como criatividade, auto-estima, poder pessoal, etc. e aeliminação de limitações comportamentais, como insegurança, medos, etc., cuja influencia prejudicam o atingimento dos objetivos do coachee. O que mais caracteriza o coaching é o valor que ele agregar às partes que interagem entre si. Ele se baseia em um vínculo que impulsiona talentos, cria competências e estimula potencialidades. Nesse relacionamento, o coach lidera, orienta, guia, aconselha,treina, desenvolve, estimula e impulsiona o aprendiz para que ele possa aproveitar o impulso e a direção para aumentar seus conhecimentos, melhorar o que já sabe e deslanchar seu desempenho. Ocasionalmente confundido com terapia, o coaching vai bem além desta na medida em que dá ao cliente a autonomia e o mérito pelos resultados obtidos, objetivando o acúmulo de experiências auto-motivadoras e aconquista da independência o mais cedo possível.
É importante destacar que o coaching é um processo contínuo, e não uma conversa eventual ou um acontecimento isolado. O líder pode se comparar com um maestro, que em alguns momentos trabalha com apenas um integrante, em outros orienta todos à distância e, em outros, corta os vínculos para que possam se desenvolver em áreas completamente fora do seuescopo. Ele as leva a aprender e a treinar regularmente, ajuda-as a canalizar sua paixão pela aprendizagem para as melhores oportunidades e harmonizar a participação delas e dos demais integrantes da organização.


2. Aplicação


A mudança organizacional e a revitalização estratégica das organizações dependem de líderes talentosos. O desenvolvimento de lideranças é instrumental paraproporcionar habilidades e perspectivas que as pessoas necessitam para sem bem-sucedidas no mundo de hoje. Alguns tipos de habilidades e conhecimentos podem ser adquiridos em atividades como ler, ouvir e observar. Mas outras somente podem ser adquiridas pela prática e pela experiência, pois requerem oportunidades para desempenhar sob pressão e aprender a partir de seus próprios erros e nas experiênciasdiretas de trabalho. O coaching envolve um fluxo contínuo de instruções, comentários e sugestões entre líder e subordinado, e se baseia na orientação visando a aprendizagem contínua e alavancada. Inclui reuniões espontâneas entre coach e coachee para discutir aspectos como:

➢ Orientação quanto a objetivos de carreira;
➢ Melhoria de desempenho;
➢ Aumento da produtividade;
➢Desenvolvimento de competências e habilidades;
➢ Aprendizado e obtenção de conhecimentos;
➢ Aplicabilidade do conhecimento;
➢ Retroação (feedback) a respeito do desempenho, da imagem e da pessoa;
➢ Diagnóstico e resolução de problemas.


• Quem pode ser um coach?
Qualquer pessoa com adequada capacitação profissional ou status organizacional pode ser um coach. As pessoasque assumem o papel de coach geralmente são líderes naturais em uma organização. São aqueles que querem algo mais de suas empresas, de seu próprio desempenho e que estão dispostos a ajudar outras pessoas a crescer mais e a disponibilizar e compartilhar seus conhecimentos e experiências. Devem possuir uma forte paixão pelo aprendizado e uma capacidade natural para inspirar as pessoas a atingir...
tracking img