Ensino tradicional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geologia e a Geomorfologia

Geologia

Geologia: é a ciência da Terra, de seu arcabouço, de sua composição, de seus processos internos e externos e de sua evolução.

Geologia: pode ser considerada a ciência que estuda a Terra em seu aspecto estrutural, ou seja, sua composição, sua divisão em camadas, seus fenômenos, o aproveitamento de seus constituintes...

Campo de atividade da Geologia: é, porconseguinte, a porção da Terra constituída de rochas que, por sua vez, são as fontes de informações.

Formação das rochas: decorre de um conjunto de fatores físicos, químicos e biológicos, donde os interesses se entrecruzarem repetidamente.

Ciências associadas a Geologia:

* Mineralogia – ciência que estuda a natureza e a formação dos minerais.
* Petrologia – objetiva estudar e descreveras rochas.
* Geologia Estrutural - estuda as deformações da crosta terrestre.
* Geologia Histórica – estuda os acontecimentos histórico-geológicos do Planeta.
* Estratigrafia – estabelece a ordem sequencial das rochas constituintes da crosta, em especial as rochas sedimentares.
* Paleontologia – estuda os fósseis preservados em formações rochosas; estas últimas consideradas comosub-ramos da Geologia Histórica.
* Geologia Econômica – estuda as questões econômicas relativas aos bens minerais.
* Geofísica – estuda a estrutura da Terra, através de diversos métodos físicos.
* Geoquímica – estuda a composição e características químicas das rochas e minerais.

Geomorfologia:

Geomorfologia: considerada como sendo uma subdivisão da Geologia, por estudar as formas daTerra.

Formas do relevo: podem ser interpretadas enquanto a expressão espacial de uma superfície, que compõem as diferentes configurações de uma paisagem morfológica, podendo ser estudadas buscando compreender as relações processuais passadas e atuais.

Planeta Terra

Forma da terra: Nosso planeta é o terceiro em ordem de afastamento do Sol e normalmente nós o consideramos como uma esfera. Mas, naverdade, ele não é uma esfera perfeita.

Movimento de Rotação: isto é, o movimento de sentido oeste-leste que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo imaginário, que dura aproximadamente 24 horas, há como resultado um leve achatamento nos pólos e o equador acaba ficando bojudo, isto é, “gordinho”.

Outra característica: é que a superfície da Terra não é formada por materiais de mesmadensidade e por isso a gravidade atua de forma mais ou menos intensa em diferentes locais. Temos, ainda, a atuação de forças endógenas e exógenas que formam e remodelam o relevo. A Terra está em constante mudança!

Modelos elípticos: giram em torno de seu eixo menor e, portanto, apresentam volume. Esses modelos são conhecidos como Elipsóides de Revolução.

Elipsóides de referência: são modelossimplificados do planeta. Existem também os Geóides (como a forma da Terra não é nem esférica nem elípsóidica, mas um elipsóide irregular), que não apresentam uma superfície tão uniforme quanto dos elipsóides e sua proposta de elaboração é do matemático alemão Carl Friedrich Gauss (1777 – 1855). É um modelo matemático que segue a superfície do mar, se estendendo de forma imaginária pelo relevo da Terra elevando em consideração a superfície equipotencial, isto é, a superfície de potencial gravitacional constante, que em média é coincidente com o valor médio do nível do mar.

Diferenças de altitude do relevo terrestre: variam de aproximadamente 8.840m acima do nível médio dos mares (Evereste), até 11.020m abaixo do nível do mar (Fossas Marianas); o geóide tem uma variação de cerca de 100m para cimaou para baixo do elipsóide de referência (que por sua vez é uniforme).

Estrutura da Terra: Nosso Planeta é estruturado em camadas, cada uma com suas características. E, é justamente em algumas dessas camadas que ocorrem fenômenos, ou ao menos se originam, que influenciam a vida na superfície, como os terremotos e vulcões.

A Crosta Terrestre: Trata-se de uma camada relativamente fina, onde...
tracking img