Abordagem tradicional de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagem Tradicional de Ensino
Pode-se identificar que a abordagem tradicional foi a aderida pela instituição de ensino da história fictícia. Fica claro estacaracterísticas pelos seguintes fatores:
* O ensino é transmitido através da relação sujeito e objeto (professor e aluno); cujo professor é detentor de todoconhecimento e o expõe aos alunos para que eles aprendam.
* O conteúdo é transmitido de maneira sistemática e rígida, de modo que não possa ser questionado enem complementado,
* Toda vivencia pessoal é desconsiderada, pois o homem é visto como objeto passivo e receptivo. Não tendo a capacidade por si só deaprender.
* A realidade é transmitida por determinadas instituições: família, escola, igreja, etc. De modo que o indivíduo passa a compreender o mundo tal comoele é.
* A sociedade não se preocupa com as questões pessoais e privadas do sujeito, espera que através das instituições de ensino o sujeito torne-seeficiente.
* O conhecimento é tido como a capacidade de armazenar e memorizar informações; a isso se deve o método rígido e sistemático de ensino. Pois o objetivo éque o indivíduo memorize perfeitamente a informação exposta.
* Partindo do conceito de conhecimento, a educação seria o processo pelo qual o sujeito seriainstruído a atingir os objetivos da sociedade, a função de educar está inteiramente ligada à escola.
* O aluno não possui voz ativa, ele é instruído a adquirirum conhecimento. Há um conjunto de disciplinas que possuem um conteúdo programático que não pode ser alterado. Sendo assim o ensino se torna enciclopédico.
tracking img