Ensino medio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (305 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é regra do octeto?
A regra do octeto, fundamentada na chamada teoria do octeto, é uma regra química simples, segundo a qual os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cadaum, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre. A regra é aplicável aos principais grupos de elementos, especialmente aocarbono, nitrogênio, oxigênio e halogênio, mas também a metais como o sódio ou o magnésio. De forma resumida: as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétronsexterna de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons.
que determina o comportamento químico de um átomo?
Quem determina o comportamento quimico de um atomo sao oselectrons ao redor do nucleo. Os isotopos tem o mesmo numero de protons, e, melhor ainda, tem o mesmo numero de electrons (inclusive com a mesma configuracao eletronica, mesma distribuicaodos eletrons nos niveis de energia).
O que e ligacao covalente?
A ligação covalente é um tipo de ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétronsentre átomos, causando uma atração mútua entre eles, que mantêm a molécula resultante unida.
Qual a diferença de uma ligação covalente polar de uma ligação covalente apolar?
A covalenteapolar é aquela entre dois átomos iguais e a polar ocorre entre átomos diferentes. Por exemplo: a água (H2O)tem duas ligações covalentes polares entre oxigênio e hidrogênio; já o gáshidrogênio (H2) tem uma ligação covalente apolar entre os dois átomos de hidrogênio.
O que é ligação iônica?
Ligação Iônica é um tipo de ligação química baseada na atraçãoeletrostática entre dois íons carregados com cargas opostas. Na formação da ligação iônica, um metal doa um elétron, devido a sua baixa eletronegatividade formando um íon positivo ou cátion.
tracking img