O ensino medio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA




ARENILSON DE MELO SILVA















ENSINO MÉDIONATAL, RN
2012
ARENILSON DE MELO SILVA





















ENSINO MÉDIO



Sintese apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena, daUniversidade Estadual Vale do Acaraú, como requisito parcial para obtenção de conceito na disciplina de Políticas Públicas e Organização da Educação Brasileira.


Orientadora: Profa. Carmélia XavierNATAL, RN
2012
SINTESE


O ensino médio brasileiro era ministrado assim como o fundamental pelos padres jesuíta se tinha como principal objetivo a preparação de sacerdotes paraa igreja católica posteriormente complementaria seus estudos na Europa.
Somente com a expulsão destes padres em 1759, do reino português pelo rei influenciado, por seu primeiro ministro Marquês dePombal, é que de fato o governo brasileiro assume a responsabilidade pela educação nacional inclusive o ensino médio que correspondia a sete anos de estudos sendo dividido em 1º etapa composta dequatro anos o ginásio (hoje fundamental maior) e 2º etapa composta de três anos (hoje ensino médio).
Segundo Pinto (2007), o governo Vargas em 1937, implantou um sistema de ensino profissionalizantepara atender as camadas populares com objetivo de preparar Mão de obra para o mercado de trabalho, porém, somente o ensino médio propedêutico permitia acesso ao ensino superior.
Mas foi no governo doregime militar em que o ensino médio teve grandes alterações poiso presidente Médici através da Lei nº5692/71, determinou que todas as escolas do país ministrassem um ensino médio de 3 anosestritamente de caráter profissionalizante, tudo indica que era uma tentativa de diminuir a demanda de vagas nas universidade públicas e barrar as manifestações estudantis que ocorria pelo país.
Porém a...
tracking img