Economia da classe c

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (676 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como o Brasil virou o país da classe C

No Brasil, durante as décadas de 80 e de 90 falava-se muito do achatamento da classe média, termo usado para descrever os variados problemas enfrentados peloPaís no período. Por outro lado, a partir da implementação do Real como moeda, a abertura econômica nacional e a estabilidade dos últimos 18 anos fizeram surgir uma classe média mais forte e quecolaborou para que o Brasil fosse o último a entrar e o primeiro a sair da crise mundial de 2009. O que está ocorrendo nos grandes mercados emergentes é o surgimento de uma classe média numerosa, commaior acesso à renda e ao crédito, que tem firmado o crescimento global. A fraqueza da classe média de 20 anos atrás ficou nos livros de história e hoje esse grupo representa mais da metade da populaçãobrasileira.

A nova classe média vem ao longo dos anos ganhando cada vez mais espaço no mercado consumidor brasileiro.
São milhares de pessoas que passam a ter acesso ao mais variados produtos eserviços que, até então pareciam fora da realidade em época não muito distante.
A mudança de comportamento do consumidor tem sido gradual através dos marcos importantes desta evolução são: aberturacomercial, código de defesa do consumidor, plano real e o processo de distribuição de renda.

A estruturação da nova classe média se dá através dos seguintes itens:
* Emprego;
* Renda;
*Crédito;
* Confiança;

Além das 3 primeiras, que se auto justificam, a confiança determina a propensão do consumidor a comprar mais ou menos de acordo com suas percepções quanto ao futuro e nãoapenas de acordo com suas situação presente, representado pelas 3 primeiras variáveis.
Com base nos dados da pesquisa do IBGE em 2009 existiam em média 57 milhões de famílias, sendo que: a classe A com4%, a classe B 5 %, a classe C 52%, classe D 17% e a classe E 22%, no estudo considerado, a classe C é a denominada classe média com renda familiar em torno de R$ 1.450,00 a R$ 7.500,00.



A...
tracking img