Economia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1642 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O artigo escolhido trata da realidade econômica no ano de 2010, as perspectivas para 2011. Ele também compara a realidade Brasileira de 6 anos atrás com a atual. Mostra percentuais de aumento do crescimento econômico. E revela os fatores que influenciaram para esse aumento econômico. Ele dá uma atenção especial para a classe C comenta sobre seu aumento considerável no total dapopulação brasileira e o que fez sua renda crescer tanto e consumirem mais do que todas outras classes.



Economia “A geração do Bem-estar”

Porque geração do bem estar?
Porque nos últimos 15 anos os Brasileiros passaram por fortes transformações econômicas, onde neste ultimo ano houve um aumento na renda per capta de 163%. Esse aumento na renda das pessoas possibilitoua elas consumirem mais, alcançaram reitorias e conquistas tão sonhadas, como a casa própria, televisão, computadores, carros, gerando a eles uma sensação de bem estar.
O aumento econômico nos últimos anos, foi capaz de tirar milhões de brasileiros da linha da pobreza, e de proporcionar grandes conquistas a classe media.
As expectativas são para que, em 2011 a renda per capita passe dos 10 milreais, se isso ocorrer, o Brasil vai atingir um grau de conforto igual ao das nações ricas. Está expectativa se da pela inflação baixa e o crescimento econômico, tudo isso deixa os brasileiros confiantes e otimistas com o futuro.
A expansão econômica nacional, conforme dados sobre o PIB do Brasil, crescera 6,5 a 7% em 2010, só será menor que a da China.
As vendas de natal de 2010 foram asmelhores dos últimos seis anos; considerando o melhor fim de ano da historia recente na economia brasileira, o ultimo Natal apresentou um crescimento de 15,5% nas vendas em todo o país, em relação ao ano interior. O que fez movimentar R$ 96 bilhões no comercio nacional. O reaquecimento da economia em 2010 fez as vendas crescerem, mostrando que a crise ficou para trás de vez.
O Brasil é o campeão emuso de cartões de crédito e débito, houve um crescimento de 20% ao ano, o que nos mostra que as pessoas estão comprando como nunca. Esse aumento se repete em vários segmentos, o que coloca o Brasil entre os mais fortes na economia. Para as pessoas de baixa renda que adquirem um produto, isto gera um estado de auto-estima a eles, pois mostram para as pessoas ao seu redor a sua conquista e queconseguiu algo que os causam inveja. E é por isso que as classes emergentes são as que mais gastam e estimulam a economia mais do que as outras classes da sociedade.
Sendo que, entre 2003 a 2008 a renda dos 10% mais pobres aumentou 8% ao ano, enquanto dos mais ricos cresceu 1,5%. O principal fator que influência a economia crescer deste modo é o emprego.
No primeiro semestre de 2010 foram gerados nopaís 1,6 milhões de empregos com carteira assinada, em 10 anos o Brasil gerou 1,5 milhões de empregos, isso fez crescer a economia em 8 anos mais de 1 trilhão. É devido a fartura de crédito que os brasileiros conseguem subir na vida. Aproximadamente 97% das 290 negociações salariais registradas no primeiro semestre de 2010, pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS) mantido pelo DIEESE,conquistaram reajustes salariais igual ou acima da inflação medida pelo INPC –IBGE, acumulada desde o último reajuste. Trata-se de um desempenho melhor que o obtido pelas mesmas 290 unidades de negociações nos anos de 2008 e 2009, quando o percentual de negociações com reajustes iguais ou superiores ao índice foi, respectivamente, 87% e 93%.
O Brasil já passou por momentos de bem-estar, como passahoje.
Na década de 50 Juscelino Kubitschek em seu mandato, lançou o plano nacional de desenvolvimento, que tinha como lema “Cinqüenta anos em cinco”. Esse plano tinha 31 metas, essas metas eram distribuídas em 5 grupos: energia, transporte, alimentação, indústria de base, educação. Construiu hidrelétricas, estradas, promoveu a industrialização e modernização da economia, Seu principal feito foi...
tracking img