Ensino: as abordagens do processo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (880 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS (DCHT)
CAMPUS XVI/IRECÊ
CURSO DE LETRAS

RESENHA
ENSINO: AS ABORDAGENS DO PROCESSO


*Lais Souza deOliveira

Resenha crítica apresentada à professora Marluse, como atividade da Disciplina estudos epistemológicos da aprendizagem, semestre 2012.2, turma 2011.2.

Irecê, BHAIA
Outubro, 2012

MIZUKAMI,Maria da Graça Nicoletti. Ensino: As Abordagens do Processo. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 1986.

O livro, “ENSINO: As abordagens do processo” trás uma discussão sobre as abordagens doensino que são elas a Tradicional, Comportamentalista, Cognitivista. Humanista e a Sócio- cultural. Trazendo uma breve explicação do que são estas abordagens e quais os seus aspectos.
O texto traz umalinguagem de fácil entendimento, devido ao fato de ser bem coerente e coeso, ele é dividido em cinco capítulos com os respectivos nomes das abordagens. Nestes capítulos estão todos os aspectospositivos e negativos, falando sempre do homem, da escola, da sociedade, a aprendizagem, da avaliação, do professor, do aluno, do mundo, dentre outras questões, mostrando como cada questão funciona nosprocessos das abordagens.
O primeiro capítulo do livro traz as questões do processo tradicional, mostrando o aluno como um ser receptor. Ou seja, apenas um ser que recebe informação que não questiona, nãoemite suas opiniões, que é apenas considerado como um ser acabado, um receptor passivo, inserido no mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas.
Já o professor, éconsiderado o detentor do saber aquele que emite suas informações adquirida com o tempo, e que tem em vista um aluno que tem em questão só “decorar” pra ganhar nota, e não interagir com o professor nem com osoutros alunos. Nessa abordagem os alunos são tratados de maneiras iguais como se não existisse nenhuma diferença física nem psicológica dentre eles. E a avaliação é apenas vista como a reprodução...
tracking img