Abordagens do processo de ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagens do processo de ensino e aprendizagem
Alex Ribeiro de Lima
Departamento de Computação – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Campina Grande – PB, CEP 58429-500alexprodutor@hotmail.com
Introdução
Esse estudo tem como base realizar uma análise do texto Abordagem do processo de ensino e aprendizagem escrito pelo autor Roberto Vatan dos Santos. No artigo em destaque Vatan realizauma pesquisa comparativa referente ao pensamento de 5 estudiosos das diversas abordagens teóricas que procuram explicar o processo de ensino e aprendizagem que são Bordenave (1984), Libáneo (1982),Saviani (1984) e Mizukami (1986) . Para isso ele toma como base as teorias de Mizukami e realiza uma comparação com as teorias dos demais intelectuais citados.
Esse estudo realizado por Vatan temcomo objetivo auxiliar o entendimento do papel da didática para a formação do educador e todo o processo de aprendizagem.
Análise
Roberto Vatan dos Santos no artigo Abordagem do processo de ensino,apresenta um estudo comparativo entre os diferentes pensamentos sobre as diversas abordagens teóricas, que foram criadas para tentar explicar o processo de ensino e aprendizagem em quatro aspectosrelevantes que são, escola, aluno, professor e o processo de ensino e aprendizagem. As abordagens tomadas como objeto de estudo são, abordagem tradicional, abordagem comportamentalista, abordagemhumanista, abordagem cognitivista e abordagem sociocultural, que formam o leque de pensamentos criados por Mizugami (1986). Dessa forma Valen requer as abordagens idealizadas por Mizugami para comparar comos estudos dos demais autores.
Bordenave (1984) enfoca “as diferentes opções pedagógicas segundo o faltor educativo que elas mais valorizam”, já Libâneo (1987) segue como “critério a posição que asteorias adoram em relação às finalidades sociais da escola”. Saviane (1984) pensa “a criticidade da teoria em relação à sociedade e o grau de percepção da teoria dos determinantes sociais”....
tracking img