Abordagens no processo de ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Abordagens do Processo de Ensino e Aprendizagem
Concepções sobre o desenvolvimento humano
Antes de discorrermos sobre as abordagens que explicam os processos de ensino e aprendizagem do ponto de vista da Psicologia, destacamos que elas se apóiam em diferentes concepções sobre desenvolvimento humano, conforme descritas abaixo.
• Concepção Inatista-maturacionista - Essa concepção parte dopressuposto de que as experiências que ocorrem após o nascimento não são essenciais para o desenvolvimento do indivíduo, pois as capacidades básicas se encontrariam praticamente prontas por ocasião do nascimento. O ambiente no qual o indivíduo se desenvolve não tem papel relevante, considerando-se que o homem “já nasce pronto”, podendo-se apenas aprimorar um pouco aquilo que ele é ou inevitavelmentevirá a ser. As experiências da criança no meio em que vive, como a educação recebida em casa ou na escola, não são os principais responsáveis pela aquisição de habilidades, capacidades e pela inteligência. As características individuais são herdadas geneticamente e irão “desabrochar” no decorrer do desenvolvimento biológico (maturação) de forma natural e sem a interferência da aprendizagem.
•Concepção Ambientalista - Essa concepção atribui um importante papel ao ambiente no desenvolvimento humano. O homem é concebido como um ser extremamente plástico, que desenvolve suas características em função das condições presentes no meio em que se encontra. A aprendizagem, na visão ambientalista, pode ser entendida como o processo pelo qual o comportamento é modificado como resultado da experiência.Desse modo, o homem é considerado uma conseqüência das influências ou forças do ambiente, e o seu comportamento pode ser modificado, alterando-se os elementos ambientais.
• Concepção Interacionista - Essa concepção considera que tanto o organismo (biologia) como o meio (experiência) exercem ação sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. O desenvolvimento biológico acarreta mudanças, que possibilitamnovas aprendizagens. Ao mesmo tempo, a aquisição de novas capacidades impulsiona o próprio desenvolvimento biológico da criança, ou seja, um aspecto influencia o outro. É por meio das interações que o desenvolvimento humano acontece. A concepção interacionista considera a aquisição de conhecimento como um processo construído pelo indivíduo durante toda a vida, não estando pronto ao nascer nemsendo adquirido passivamente graças às pressões do meio.
• Concepção Sociointeracionista - Essa concepção deriva da concepção interacionista de desenvolvimento humano e diferencia-se dela no sentido de atribuir maior ênfase aos aspectos humanos (ou sociais) do meio ambiente. Atribui, portanto, um papel de destaque às interações sociais enquanto fatores determinantes do desenvolvimento humano.

Atabela abaixo mostra as palavras-chave que definem as diferentes concepções sobre o desenvolvimento humano:

Abordagem Comportamental de Skinner
O Comportamentalismo ou Behaviorismo (termo oriundo do inglês behavior) teve origem nos Estados Unidos, a partir dos estudos de John B. Watson (1878-1958). Antes de Watson, porém, um renomado cientista russo de nome Ivan P. Pavlov (1849 -1936) havialançado as bases da teoria comportamental através de seus estudos em Fisiologia. Outro importante pesquisador dessa vertente foi o norte-americano Burrhus F. Skinner (1904 – 1990). Influenciado pelos trabalhos de Pavlov e Watson, Skinner desenvolveu intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem, sendo que suas idéias ficaram mais conhecidas a partir de 1940.
Pavlov (apud CUNHA, 2000)elaborou uma teoria da aprendizagem ao observar o seguinte fenômeno: se um cão estiver privado de alimentação durante certo tempo, irá salivar diante de um alimento que lhe seja apresentado. O mais curioso é que o cão poderá emitir o mesmo comportamento antes de ver ou cheirar a comida. O cão pode salivar simplesmente na presença da pessoa que costuma alimentá-lo ou mesmo ao ouvir os seus...
tracking img