As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2998 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As Abordagens do Processo

Bibliografia : MIZUKAMI, M.G.N. Ensino : As abordagens do Processo.
Autora : Maria da Graça Nicoletti é pedagoga e atua junto à Área de Metodologia de Ensino da Universidade Federal São Carlos-SP. Especializou-se em Didática, Tecnologia Educacional e Prática de Ensino na República Federal da Alemanha (Karl Ruprecht Universitaet e Paedagogische Hochschule Heidelberg).É mestre em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Área de Métodos e Técnicas de ensino. Doutorou-se , também , pela PUC-Rio de Janeiro, em Ciências Humanas , Área de psicologia educacional. Dedica-se atualmente , tanto na docência como na pesquisa e formação de professores.

CAPÍTULO 1 : ABORDAGEM TRADICIONAL
1.1 Características gerais : Trata-se de uma concepção euma prática educacional que persistiram no tempo, em suas diferentes formas, e que passaram a fornecer um quarto referencial para todas as demais abordagens que a ela se seguiram.
1.2 Homem: O homem é considerado como inserido num mundo que irá conhecer através de informações que lhe serão fornecidas e que se decidiu serem as mais importantes e úteis para ele.
1.3 Mundo: O mundo é externo aoindivíduo e este irá apossando-se gradativamente de uma compreensão cada vez mais sofisticada dele na medida em que se confronta com os modelos, com os ideais , as aquisições científicas e tecnológicas , os raciocínios e demonstrações, as teorias elaboradas através dos séculos.
1.4 Sociedade-cultura: Os programas exprimem os níveis culturais a serem adquiridos na trajetória da educação formal. Essaposição implica supor que as experiências e aquisições das gerações adultas são condições de sobrevivências das gerações mais novas, como também da sociedade.
1.5 Conhecimento: Parte-se do pressuposto de que a inteligência , ou qualquer outro nome dado à atividade mental, seja uma faculdade capaz de acumular/armazenar informações.
1.6 Educação: A educação é um processo amplo para alguns autores, mas na maioria das vezes, é entendida como instrução, caracterizada como transmissão de conhecimento e restrita à ação da escola.
1.7 Escola : A escola não é considerada como a vida,mas , sim ,como fazendo parte dela.
1.8 Ensino-Aprendizagem: A existência de uma modelo pedagógico é de suma importância para a criança e para sua educação. Acredita-se ainda que é falsa toda a crença numacontinuidade simples entre a experiência imediata e o conhecimento e é precisamente porque há esse salto a se efetuar que a intervenção do professor é necessária.
1.9 Professor-aluno: A relação professor-aluno é vertical, sendo que um dos pólos (o professor)detém o poder decisório quanto à metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc.
1.10 Metodologia: A didática tradicional quaseque poderia ser resumida, pois, em "dar a lição" e em "tomar a lição".
1.11 Avaliação: O exame passa a Ter um fim em si mesmo e o ritual é mantido. As notas obtidas funcionam , na sociedade , como níveis de aquisição do patrimônio cultural.
1.12 Considerações finais : A escola é o local da apropriação do conhecimento, por meio da transmissão de conteúdos e confrontação com modelos e demonstrações.O indivíduo nada mais é do que um ser passivo, um receptáculo de conhecimentos escolhidos e elaborados por outros para que ele se aproprie.

CAPÍTULO 2 : ABORDAGEM COMPORTAMENTALISTA
2.1 Características gerais: O conhecimento é uma "descoberta" e é nova para o indivíduo que a faz.
2.2 Homem: O homem é uma conseqüência das influências ou forças existentes no meio ambiente.
2.3 Mundo: O mundojá é construído , e o homem é produto do meio.
2.4 Sociedade-cultura: A cultura é entendida como espaço experimental utilizado no estudo do comportamento. O indivíduo tem, contudo, seu papel nesse planejamento sócio-cultural, que é ser passivo e respondente ao que dele é esperado.
2.5 Conhecimento: A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista...
tracking img