Ensino aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação: uma abordagem reflexiva sobre a prática docente no processo de ensino/aprendizagem

A avaliação é sem dúvida o grande destaque nas discussões que envolvem o processo educativo, pois se traduz como um instrumento que pode determinar o sucesso ou o fracasso daqueles que aprendem e um comprometimento sério no processo educacional.
A avaliação possui papel primordial no processoensino-aprendizagem. O objetivo dela é possibilitar aos aprendentes a superação das dificuldades de aprendizagem e a evolução de suas potencialidades e permitir que eles desenvolvam um espírito crítico e autônomo dentro da sociedade em que vivem.
Por outro prisma, a avaliação deve ser analisada sob a perspectiva de um processo muito mais amplo – a realidade educativa com foco naquele que aprende – sobpena dela se restringir aos históricos testes, provas, exames e promoção, criando um distanciamento ainda maior entre o propósito a que se destina.
o sentido de superar uma visão fragmentada sobre a avaliação, este artigo se insere como uma tentativa de contribuir para a melhoria do processo avaliativo e minimizar as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem na comunidade escolarcom relação aos instrumentos de avaliação, pois interferem na vida cotidiana da escola e de todos os atores envolvidos (educadores, aprendentes, pais e comunidade).
Dessa forma, buscam-se respostas aos seguintes questionamentos: como se desenvolve a avaliação na escola? Que conseqüências para o processo de ensino-aprendizagem têm trazido com a aplicação dos instrumentos avaliativos utilizadosatualmente? Que procedimentos adotar para que se tenham instrumentos avaliativos mais contextualizados com esse público, com fins na melhoria do processo?
Tem-se, portanto, uma responsabilidade institucional e moral para fazer valer as aspirações desses indivíduos e, sobretudo, agir numa postura ética para conduzir tal processo de maneira mais fidedigna possível.
Tal insistência nos permiteafirmar que a concepção de Educação vigente na LDB considera esse binômio (mundo do trabalho-prática social, ou exercício da cidadania-qualificação para o trabalho, ou ainda vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais) como um dos pilares conceituais que norteiam seus princípios, objetivos e finalidades.
Transportando esses objetivos principais e institucionais da educação –capacitar para o mundo do trabalho e para as práticas sociais – para o público alvo, o curso noturno de uma escola do ensino fundamental da zona leste da cidade de Manaus, percebe-se que ocorrem dificuldades quanto ao cumprimento deles.
Como saber se os instrumentos de avaliação alcançam esses objetivos-fins? Será que a prática docente tem se comprometido com os pressupostos legais, culturais,morais, e até éticos para que se chegue ao fim do processo convicto de ter cumprido o dever com o sucesso esperado?
Nesse sentido, indaga-se qual práxis ou modalidade de escola, ou mesmo que tipo de avaliação se busca ou se precisa para o contexto atual, enquanto formadores de opinião, enquanto formadores de cidadãos críticos, enquanto responsáveis por vidas em processo de aculturação, enfim, devidas em aprendizagem de competências e desenvolvimento intelectual.  São muitas perguntas que precisam de reflexões profundas para ser respondidas e este artigo não pretende dar respostas a todas elas.
Fatores diversos interferem na questão da avaliação: professores mal remunerados, mal vocacionados, com formação insuficiente, trabalhando demais por questões salariais, alunos problemáticos,rebeldes, alunos-trabalhadores, empobrecidos, famílias desestruturadas psicologicamente, sociologicamente e financeiramente, conteúdos fora da realidade dos alunos, metodologias inadequadas, escolas sem condições físicas, falta de equipamentos e materiais, superlotação, etc. Sem falar nas construções historicamente constituídas pela sociedade sobre o processo avaliativo que todos herdaram ao longo da...
tracking img