Ensaios desociologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Álcool e Trânsito
Cleide Maria de Araújo
Universidade Católica de Goiás

O estudo em questão visa evidenciar que o uso abusivo de álcool mesmo em pequena quantidade, intervém na vida pessoal e em termos sociais imediatos como um todo, visto que enfraquece a coordenação motora, compromete os reflexos, a habilidade do sujeito de conduzir automóveis ou operar outros aparelhos, o que seconstitui num verdadeiro problema de saúde pública.

Na concepção de Abreu, et. al (2007, p. 514), “os acidentes de trânsito se constitui num dos importantes eventos da morbimortalidade geral, dissipando as sociedades modernas, ao gerar dispêndio aos cofres públicos, provocar lesões subjetivas, psicológicas e trabalhistas”.

Embora o Código de Trânsito Brasileiro de 2002, “estipule um limite máximoaceitável de concentração de álcool em torno de 0,6 g por litro de sangue”, os indivíduos ainda não se conscientizaram de que o uso abusivo de álcool deprime o conjunto das funções sensoriais, interferindo na acuidade da visão binocular ou perda auditiva, ao reduzir percepção do tempo, distâncias, velocidades e a capacidade de reação rápida diante de emergências, ao restringir a consciência decircunstâncias de risco de acidente, principalmente à noite.

Nessa perspectiva, há interesse em se inteirar mais sobre o assunto, devido à importância significativa de se preservar a vida das pessoas no trânsito, visto que há a necessidade de: haver uma política de prevenção irrestrita ao consumo pessoal e global de álcool; Impedir a venda de álcool no varejo próximo às rodovias; controle aspropagandas sobre bebidas alcoólicas; instituir terapias preventivas; e por fim criar táticas, por meio do conjunto de medidas de cuidado a saúde e vida do sujeito alcoolizado no trânsito, aumentando a certeza de penalidade e a visibilidade da fiscalização, ao reprimir o indivíduo a testes a qualquer hora.

De acordo com Santos (2009, p. 27), “o trânsito objetiva valorizar, a segurança, a atenção avida, a saúde, ao meio ambiente, onde por Lei deve ser certificado um trânsito seguro, aceitável, organizado ou planejado, ao facilitar a condução de veículos e a locomoção de pessoas”.

Não há como conviver com trânsito e álcool, visto que ao acontecer o acidente conjetura-se que alguns condutores tomam atitudes motivacionais que se configuram numa imponderação, numa astúcia e anseio por umadireção arriscada.

A primazia por esse tema se deu ao perceber que há uma necessidade de educar, coibir a atuação de condutores alcoolizados e acima de tudo investir cada vez mais na conscientização das pessoas, buscando no próprio fator humano o entusiasmo para reverter à incerteza do trânsito.

Assim, a pesquisa torna-se cada vez mais importante, pois nos dias atuais se faz necessárioestabelecer um nível de cooperação do condutor não só do DF, mas de todo Brasil para o não consumo do álcool ao dirigir.

Desse modo, surge a pergunta que não quer calar: Quais as contribuições da Psicologia na busca de recursos e diagnóstico para motoristas alcoolizados no trânsito do DF?

Logo o estudo em questão tem por objetivo geral analisar o álcool e trânsito do DF e por objetivosespecíficos: Definir trânsito; Apreciar a Psicologia do trânsito; Distinguir álcool e trânsito; Exemplificar as seqüelas físicas e psicológicas do réu e da vítima de acidente de trânsito e por fim, Assinalar o acidente de trânsito e estatísticas do DF.

Com efeito, a pesquisa de abordagem qualitativa está voltada para a construção de conceito, idéias, ideologias e polêmicas com características decampo, por meio de levantamento de dados junto a 20 sujeitos que geraram vítimas de acidentes de trânsito, devido o motorista estar alcoolizado.

Por meio da análise documental a pesquisa em questão tem o intuito de levar a permuta entre teoria e prática respondendo algumas indagações que surgem diariamente ao presenciarmos o desrespeito pela vida das pessoas que se utilizam do trânsito...
tracking img