Alternativas para problemas de levantamento e transporte de cargas e assento em um posto de trabalho numa fábrica de argamassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ALTERNATIVAS PARA PROBLEMAS DE LEVANTAMENTO E TRANSPORTE DE CARGAS E ASSENTO EM UM POSTO DE TRABALHO NUMA FÁBRICA DE ARGAMASSA
ROQUE, A. C.; CIRQUEIRA, JOHN, D. C.; ARAÚJO, PAULO. C.; TAVARES, R. S.

RESUMO
As evoluções das atividades econômicas perpassam pelo aumento da produtividade dos trabalhadores. Essa questão invariavelmente encerra uma preocupação com o conforto e a estabilidade dotrabalhador em seu posto. Nesse contexto, o presente estudo foca nos problemas ergonômicos relacionados ao levantamento de cargas e do assento em um posto de trabalho encontrados em uma fábrica de argamassa. Após a exposição dos principais fatores que ameaçam a segurança dos trabalhadores e dos riscos ergonômicos decorrentes do não cumprimento das normas pertinentes às tarefas analisadas, sãooferecidas alternativas aos métodos de levantamento de cargas e ao projeto do assento do posto de trabalho estudado.

Palavras chaves: Levantamento de cargas, Transporte de cargas, Assento no posto de trabalho, Ergonomia.
ABSTRACT
The evolution of economic activity by increasing worker productivity. This question invariably ends a concern for the comfort and stability of the worker in his post. Inthis context, this study focuses on the ergonomic problems related to the lifting of the seat and at a post found work in a factory for mortar. After exposing the main factors that threaten the safety of workers and ergonomic risks arising from non-compliance with relevant standards analyzed the tasks are offered alternative methods of Lifting and design of the seat of the job studied.Keywords: Survey of cargo, cargo transport, seating in the workplace, Ergonomics.

1. INTRODUÇÃO
O trabalho foi desenvolvido na empresa Hipercola Fabrica de Argamassa e Rejuntamento, cuja razão social é M. de J. A. Barros Ltda. A fábrica é de pequeno porte, localizada na Estrada da Raposa km4, Bairro: Pirâmide, São Luís.
A Hipercola é uma empresa de base familiar que possui oportunidades de melhorianas diversas áreas. Dentre os entraves encontrados, reclamações relacionadas a condições inadequadas de trabalho são freqüentes. Principalmente, no que se refere a levantamento e transporte de carga e postura inadequada nos postos de trabalho.
Visando apresentar um projeto que levante soluções ergonômicas para os postos de trabalho da Hipercola, desenvolveu-se este trabalho.
2. FUNDAMENTAÇÃOTEÓRICA
2.1. LEVANTAMENTO E TRANSPORTE DE CARGA
O transporte manual de cargas é uma das formas de trabalho mais antigas e comuns, sendo responsável por um grande número de lesões e acidentes do trabalho. Estas lesões, em sua grande maioria, afetam a coluna vertebral, mas também podem comprometer o sistema circulatório, em especial o coração, que poderá ser afetado no que diz respeito ao ritmocardíaco e pressão sangüínea.
Segundo a NR-17, Norma Regulamentadora que trata de Ergonomia, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido nesta Norma.
O transporte manual de cargas é definido na NR-17 como todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador,compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
A NR-17 cita que o trabalhador não pode ser submetido a um trabalho no qual o peso levantado ou deslocado possa comprometer a sua saúde e/ ou segurança. Além disso, todo trabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, exceto as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalho que deveráutilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.
Além de gerar dores musculares e fadiga física, o levantamento de carga ocasiona graves problemas na coluna vertebral, pois a coluna vertebral é capaz de suportar uma grande força no sentido axial, mas é frágil para forças no sentido perpendicular.
A capacidade de carga máxima varia muito de um individuo para o outro e é...
tracking img