Alcenos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Hidroxilação de Alcenos por Permanganato de Potássio (KMnO4)

O permanganato de potássio pode ser utilizado para oxidar os alcenos a 1,2-diois que são, comumente, chamados de glicóis. Esteprocesse se dá em soluções básicas a frio. O mecanismo para a formação de glicóis através das oxidações pelos íons permanganato envolve, inicialmente, a formação de intermediários cíclicos. Emseguida, ocorrem, em diversas etapas, as clivagens na ligação metal oxigênio (representadas pelas linhas tracejadas a seguir), produzindo-se, por fim, o glicol e MnO2. Esse processo é conhecido comohidroxilação cis pois não há formação de qualquer porcentagem do isômero trans.

[pic]

Figura 1: reação branda entre eteno e o permanganato de potássio.

Mecanismo daoxidação branda:


[pic]

Figura 2: mecanismo de reação.

O permanganato de potássio também pode oxidar os alcenos de forma energética em meio ácido formando diversos produtos de acordo como caráter do carbono que será clivado. Se o carbono for primério, os produtos gerados serão H2O e CO2. Carbonos secundários formarão duas moléculas de ácidos carboxílicos e carbonos terciários,cetonas.













2. Di-hidroxilação assimétrica por Tetróxido de Ósmio (OsO4)

A reacção dá-se por um mecanismo semelhante ao da hidroxilação pelo KMnO4 sem produzir nunca osprodutos sobreoxidados. O tetróxido de ósmio irá se ligar à face esteroquimica menos impedida.

[pic]

Figura 4: di-hidroxilação por tetróxido de ósmio.




3. Ozonólise

 Osalcenos, reagindo com o ozônio em meio aquoso, produzem aldeídos e/ou cetonas. Trata-se de uma reação que destrói completamente a dupla ligação, quebrando a molécula do alceno em moléculas menores. Oozônio é um oxidante bastante enérgico e entra em reação de adição com o alceno, formando oozonídeo ou ozoneto, um produto intermediário instável, que então se decompõe nos produtos finais, por...
tracking img