Ensaio sobre o filme michel moore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensaio relacionando o Filme “SICKO” de Michael Moore e o texto “Estudo de políticas de saúde: Implicações e Fatos.” De Amélia Cohn.
Este ensaio irá falar sobre os sistemas de saúde em diversos países e como eles podem ser semelhantes ou divergir assustadoramente uns dos outros.
Os sistemas de saúde no mundo atual possuem muitas semelhanças nos quesitos de: Criação de políticas sociais que setornam a cada dia mais inclusivas, pelas contradições geradas pela transformação de doenças em mercadorias que acabam gerando muito valor, e pela disseminação da tecnologia.
Em contrapartida esses sistemas podem possuir muitas diferenças quando o assunto é o acesso das populações a esses serviços. Levando em consideração tanto a forma de organização do serviço bem como o seu desempenho que pode terqualidade ou não. Essas diferenças existem devido a heranças que estão relacionadas com fatores históricos, econômicos, culturais, políticos e sociais de cada sociedade, neste caso de cada país.
Esses sistemas de saúde são criados e mantidos pelas políticas sociais que por sua vez são definidas por um Estado, que é onde o exercício político em sua maior amplitude ocorre e que tem como objetivo,por deter de ferramentas e recursos que lhe conferem tal poder, manter a justiça social garantindo á população o acesso a esses serviços. Segundo a Constituição brasileira de 1988 “A saúde é direito de todos e um dever do Estado.” Portanto o Estado deve exercer o papel de provedor e produtor desses serviços de saúde.
Após as destruições da Segunda guerra mundial, em países europeus como: aInglaterra e a França (exemplos vistos no filme Sicko de Michael Moore) foram implantadas políticas estatais de proteção social, que buscavam diminuir as desigualdades e ao mesmo passo manter o sistema capitalista. Essas políticas foram chamadas de Estados de bem-estar social e consistiam num modelo redistributivista onde se abaixaram salários e lucros para que esses recursos fossem destinados aspolíticas sociais, sendo trazidos ao estado sob forma de impostos. Além de redistributivista essa política também pode ser considerada universal, pois é garantido por parte do sistema o direito ao acesso por toda a população a qualquer serviço de saúde publico.
Por conta desse tipo de política nesse sistema de saúde o que é publico, ou seja, o que é provido e produzido pelo Estado em relação á saúde temmaior força do que o que é privado, já que a qualidade do serviço público de saúde é muito alta e a população não se preocupa em adquirir planos de saúde para estar seguro, esta segurança já lhe é proporcionada pelo Estado através de seus impostos.
Esse sistema de saúde pode ser bem exposto através do filme Sicko de Michael Moore (2007), onde é relatado a realidade dos sistemas de saúde Inglês eFrancês. Os sistemas são públicos, universais, integrais e garantidos á população de maneira equitativa.
No caso da França o caráter universal pode ser bem exemplificado, por conta da preocupação, com a manutenção diária da saúde bem como sua recuperação por parte do Estado. Os trabalhadores na França quando adoecem podem ficar em casa o tempo necessário para se recompor, não existem prazoscurtos. Quando engravidam, além de ficar um bom tempo em casa, o Estado prove uma babá que auxilia a mãe durante quatros horas por dia e ainda pode realizar tarefas domésticas como lavar a roupa. O lazer também é muito valorizado, por exemplo, se um Frances se casar ele pode tirar dias (que ainda serão remunerados) para sua lua de mel que também pode ser custeada. A lógica do sistema Frances está bemfundamentada no bem-estar da população.
A característica que confere a o sistema de saúde o caráter equitativo, ou seja, a disponibilidade de recursos de acordo com as necessidades de cada individuo, pode ser observado, ainda no filme, no sistema Inglês de saúde. Por exemplo, em hospitais é fornecido dinheiro para o transporte dos pacientes que saem de lá para suas casas. Outro exemplo pode...
tracking img