Caso bopal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário Executivo:

Este trabalho tem o objetivo de estudar a situação da BOPAL – Bom Paladar
Alimentos Ltda, indicando as ações necessárias à retomada do crescimento e
equilíbrio financeiro, operacional e administrativo.
Está estruturado da seguinte maneira:

a) Diagnóstico da situação atual
Diante das informações disponíveis apontamos as principais falhas na
administração bem como os efeitosem toda a estrutura comercial, financeira
e produtiva.

b) Planos de ação
Elaboramos planos de melhoria da qualidade, aumento da produtividade,
melhora da estrutura comercial e ainda um plano de redução de custos,
incluindo um cronograma de execução específico para cada área.

c) Novos Produtos
Indicamos as alterações possíveis em seu mix de produtos e os mercados
onde a empresa tem espaço paracrescimento.

d) Terceirização
Discutimos a conveniência econômica da terceirização de alguns setores e
indicamos os benefícios provenientes dessa mudança.

e) Importação de Matéria Prima
Elaboramos quadro demonstrativo indicando as vantagens e desvantagens da
importação de trigo da Argentina.






1- DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO ATUAL E RELATÓRIO.

BOPAL é uma empresa de produtos alimentícios que temcomo principais produtos em sua linha de produção, massas e biscoitos.

Sua sede principal encontra-se instalada no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Uma empresa familiar que este ano completa meio século de existência, entretanto com muitos problemas em sua linha de produção, operação, qualidade e custos, o que leva a urgência de tomadas de decisões que reestruture e a coloque no mercadoprodutivo novamente maximizando riquezas para seus proprietários.

Verificam-se a existência de uma grande mão de obra ociosa, salários incompatíveis com o mercado, e má distribuição desta força de trabalho, havendo falta de qualificação.

Improdutividade de maquinas, que em geral estão obsoletas e sem manutenção gerando alto índice de desperdício e retrabalho. Os 30% do maquinário é de ultimageração, porém a empresa não tem funcionários capacitados para operá-las.

A empresa esta relativamente endividada, não existe verba publicitária nem propaganda dos produtos.

Diante destes problemas conseguimos visualizar a real situação desta empresa, que vem sendo má administrada, sem planejamento, sem gestão financeira, e a partir disto verifica-se a incapacidade de maximizar a riqueza de seusproprietários.

















2 – PLANOS DE AÇÃO.

Considerando que as informações disponibilizadas pela empresa são precárias no que se refere aos itens apontados, indicamos um plano de ação para realização
em um ano nas seguintes áreas.

• QUALIDADE
- Investir no bem estar dos seus colaboradores, desta forma se sentem mais motivados, reconhecem que a empresa esta preocupada com o seu bem estar,o que aumenta a sua produtividade, há uma redução de custos com relação ao absenteísmo, estreita-se o relacionamento interpessoal dentro da empresa, facilitando processos, os funcionários se sentem estimulados a buscar, em seguida um aperfeiçoamento profissional, o que acaba revertendo numa equipe com melhor formação profissional.



• OPERAÇÃO/PRODUTIVIDADE
Como estratégia para ajudar a empresaBopal a alcançar e/ou manter vantagem competitiva, partimos do conhecimento do sistema Just In Time e seus principais objetivos, conceituando o custo real (valor agregado) e definindo os indicadores de produtividade e qualidade. Em seguida identificam-se os desperdícios da produção e apresentam-se as ferramentas do Just In Time para combatê-los, dando uma atenção especial no setor que se referequalidade.

• CUSTO
Há indicações de que a empresa utiliza o sistema de custeio direto, isto é, apenas os custos diretos são alocados ao custo dos produtos. Esta sistemática, além de ser antiga, pode provocar distorções nos cálculos do custo do produto, deixando a administração relativamente perdida em relação às estratégias comerciais a adotar.

A remodelação do parque fabril, trocando todos os...
tracking img