Ensaio centra a diesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ensaio de Recepção de uma Central Diesel

Parte I

1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento do país gera um conseqüente aumento de consumidores, já que há um aumento do número de indústrias, aumento da população e melhora da qualidade de vida de algumas classes, resultando em um acentuado aumento da demanda. No entanto, as concessionárias não conseguem acompanhar esse aumento, já que o setorelétrico não tem capacidade para investir em obras de geração e transmissão de energia a curto prazo, tornando cada vez mais necessário o uso de geradores alternativos. As centrais diesel tornam-se, então, um alternativa extremamente importante.
O ensaio de uma Central Diesel nos traz uma noção de como opera uma central desse tipo, a partir dos dados colhidos no laboratório. Calculou-se os parâmetrosde maior importância de modo que fosse possível obter as curvas de funcionamento, as quais possibilitaram a visualização do comportamento da central em diversas condições de operação.
Neste ensaio, foram levantadas as curvas de funcionamento a uma rotação fixa de 1800 rpm.



2. OBJETIVOS

➢ Obtenção dos parâmetros de curvas de funcionamento de uma central Diesel;
➢ Utilização dasnormas ABNT para motores estacionários;
➢ Análise da curva de funcionamento de determinação da potência nominal efetiva;
➢ Correção da potência nominal efetiva para as condições padrão;
➢ Balanço de Energia (térmico)/Diagrama de Energia (Sankey).

3. SUMÁRIO DOS RESULTADOS

Com a realização do ensaio foram obtidos dados para confecção de curvas sobre a central diesel. Osvalores encontrados foram os seguintes: rendimento global máximo do motor de 34,34%, para um consumo específico do combustível de 0,25 kg/KW.h; rendimento global máximo da central de 30,22% para um consumo específico do combustível de 0,28 kg/KW.h.
As centrais diesel são de suma importância para a complementação de geração de energia necessária para o país, de forma a atender a demanda cadavez mais crescente (crescimento de parques industriais).

4. RECOMENDAÇÕES

Primeiramente, foi necessário um período de espera até que a temperatura do motor se estabilizasse e pudesse assim trabalhar em regime normal. Este tempo de espera é comum a motores alternativo, diesel e de combustão interna.
No momento em que houve a ligação do gerador acoplado ao motor diesel, na rede públicafornecedora de eletricidade, foram tomadas algumas precauções para que nenhum dano ocorresse na bancada de testes. No momento em que ocorre o paralelismo com a rede local fornecedora de energia, um cuidado ainda maior deve ser tomado, para que os trancos não causem danos à bancada de teste e não prejudicassem o fornecimento de energia para outros pontos da Universidade. Este procedimento é feitomanualmente e a partir dele observa-se a freqüência, tensão e fase da rede.


5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


5.1 Motores Diesel Quatro Tempos

O motor a diesel ou motor de ignição por compressão é um motor de combustão interna inventado pelo engenheiro alemão Rudolf Diesel, que desenvolveu a idéia do motor a diesel e obteve a sua patente alemã em 1892. Seu objetivo era criar um motor dealta eficiência, que eliminasse a necessidade de um circuito elétrico relativamente complicado para iniciar a combustão da gasolina. Motores a gasolina foram inventados em 1876 e, naquela época ainda não eram muito eficientes.
O ciclo Diesel é empregado nos motores de grande potência e dimensões como: embarcações marítimas, locomotivas, caminhões, etc.
Quanto ao seu regime de trabalho, podemser:
- lento;
- normais;
- velozes;

a) Diesel lento:
São os motores que trabalham a uma rotação de 400 a 800 rpm. Estes motores por possuírem grandes dimensões são empregados onde a relação peso potência, não é importante, como nas embarcações marítimas, motores estacionários, etc.
O combustível utilizado é o óleo preto geralmente do tipo A.P.F. Por trabalharem a baixa rotação,...
tracking img