Qual e tua obra?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Liderança
Fundamental é chegar no essencial.
Contar com mecanismos de reconhecimento é sinal de inteligência estratégica.
As pessoas estão começando a fazer uma distinção necessária entre o que é essencial e o que é fundamental.
Essencial e tudo aquilo que você não pode deixar d ter felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade religiosidade. Fundamental é tudo aquilo que o ajuda aochegar ao essencial. Fundamental é o que lhe permite conquistar algo ex: trabalho é fundamental, você trabalha porque o trabalho lhe permite atingir a amizade, felicidade lealdade. Dinheiro é essencial e fundamental, sem ele você passa dificuldade mas, ele em sim não é essencial é fundamental, salário e fundamental. O que eu quero no meu trabalho é ter a minha obra reconhecida, me sentirimportante no conjunto daquela obra.
Hoje temos um fosso entre o essencial e o fundamental, que leva as pessoas a fiarem absolutamente incomodadas: “porque eu estou fazendo isso?” e a nossa lista de “porquês” foi sendo substituídas pela lista do “apesar de “, apesar do salário, apesar das pessoas...Quando há a razão de um lado, o senão de outro, e a balança começa a pesar para o senão, indagamos “Quala qualidade da minha vida?”
Para que eu vou atuar numa empresa se a única coisa que ela me oferece é um salário e um pouco cosmética? Eu quero uma empresa que me ofereça reconhecimento pelo que faço, que me coloque como participante de uma obra coletiva que me ofereça futuro, em vez de demandar o esgotamento do meu presente.
Essa é uma questão que os lideres não podem perder de vista. Mostrarpara as pessoas qual é o resultado da obra e identificar essa obra como magnífica. Ex: o instrumentista do címbalo toca pouco durante a peça inteira durante a execução ele faz “pim” três vezes, claro que não ele participou do conserto. O tocador de cìmbalos precisa ter clareza de que não foi lá bater o prato três vezes, mas sim, de que estava compondo uma obra coletiva.
O ocidente acabouescorregando nesse cato e colocou as pessoas como insignificantes tocadoras de címbalos, em vez de executoras de uma grande obra, e a nossa sociedade tem muito mais tocador de címbalos do que spalla.
Aquilo em que me reconheço
Realizar-se e perceber-se uma das principais tarefas do líder é esclarecer a obra coletiva.
Liderança é uma virtude, é não um dom, virtude é uma força intrínseca que está emqualquer pessoa, qualquer ser humano em qualquer lugar ou função pode desenvolve-la, ex: coragem, destemor, a iniciativa são força intrínsecas tudo o que é virtual é força intrínseca. Virtual não é o que se opõe ao real, mais aquilo que se opõe ao atual. Ex: a semente é virtualmente uma árvore. Quando ela passa a ser árvore ela se atualiza.
Fazer com que o virtual seja realizado é fazer é fazer comque ele se torne atual, real, ou seja, tomar consciência não é possível que qualquer pessoa desenvolva qualquer trabalho se não tiver consciência clara da finalidade daquela atividade.
Quando se vai abrir uma empresa no Brasil, pergunta-se qual é a razão social, razão social significa dizer qual é o sentido daquilo que será realizado. Qual a razão da sua existência? Qual a razão de você atuarnessa área? Porque trabalhar nesse setor? Qual a sua obra, qual o resultado da tua obra?
A sua obra é atuar na área do varejo? A sua obra é muito mais do que fazer uma ordem de pagamento, a sua obra é muito mais ampla do que qualquer atividade que você realize em si mesma.
Tarefa do gestor, será que aquela pessoa que trabalha com voce no dia dia tem clareza de qual é a sua obra dela dentro daequipe, da empresa da sociedade ou será que supõe que a obra dela é apenas aquilo que esta fazendo no imediato, uma das tarefas do líder é esclarecer a obra coletiva.
Posição de liderança é preciso ter tantas e tais características a tal ponto que não cabe no ser humano, não existe ser humano que complete a lista de exigências.
A liderança é sempre circunstancial, a diferença entre líder e...
tracking img