Enlace de micro-ondas terrestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ENLACE DE MICROONDAS TERRESTRE
Introdução:
Rede sem fio
As redes sem fio (em inglês wireless) são aquelas que se comunicam por um medi de transmissão não guiado (sem cabos) mediante ondas electromagnètiques. A transmissão e a recepção realiza-se através de antenes.
Têm vantagens como agora a rápida e fácil instalação da rede sem a necessidade de jogar cablejat, permitem a mobilitat e têmmenos custos de manutenção que uma rede convencional.
Tipos:
Segundo o tamanho que tem a cada rede, isto é, a sua cobertura, se podem classificar em diferentes tipos:
* WPAN (Wireless Pessoal Area Network, Wireless PAN)
Neste tipo de rede de cobertura pessoal, há tecnologies baseadas em HomeRF (regular para conectar todos os telefones móveis da casa e os computadores mediante um aparelhocentral); Bluetooth (protocolo que segue o especificació IEEE 802.15.1); ZigBee (baseado no especificació IEEE 802.15.4 e utilizado em aplicações como a domòtica, que requerem comunicações seguras com taxa de enviament de dados baixa e maximització da vida útil das suas bateries, baixo consumo); RFID (sistema remoto de emmagatzematge e recuperação de dados com o propósito de transmitir a identidadede um objecto (similar a um número de série único) mediante ondas de rádio).
Ficheiro:Tipo rede.gif
Cobertura e standards
* WLAN (Wireless Local Area Network, Wireless LAN)
Nas redes de área local podemos encontrar tecnologies sem fios baseadas em HiperLAN (do inglês, High Performance Radio LAN), um standard do grupo ETSI, ou tecnologies baseadas em Wi-Fim (Wireless-Fidelity), que seguemo standard IEEE 802.11 com diferentes variantes.
* WMAN (Wireless Metropolitan Area Network, Wireless MAN)
Por redes de área metropolitana encontramos tecnologies baseadas em WiMax (Worldwide Interoperability for Microwave Access, isto é, Interoperabilitat Mundial por Acesso por Microones), um standard de comunicação sem fio baseado na norma IEEE 802.16. WiMax é um protocolo semelhante aWi-Fim, mas com mais cobertura e largo de banda. Também podemos encontrar outros sistemas de comunicação como LMDS (Local Multipoint Distribution Service).
* WWAN (Wireless Wide Area Network, Wireless WAN)
Nestas redes encontramos tecnologies como UMTS (Universal Mobile Telecommunications System), utilizada com os móveis de terceira geração (3G) e succesora da tecnologia GSM (por móveis 2G),ou também a tecnologia digital por telefones móveis GPRS (General Packet Radio Service).
Descriçao:
Historico da microondas-
O termo microondas é-nos bastante familiar, dada a grande divulgação que dele se faz ao implementar-se, no país, esse sistemas de telecomunicações, que permite a ligação imediata e perfeita entre os pontos mais distantes da Terra. Entretanto, por mais paradoxo quepareça, foi com microondas que se fizeram as primeiras experiências de radiocomunicação, pois o gerador de chispas utilizado por Hertz produzia ondas menores que um metro. Isto permitiu aos pesquisadores pioneiros demonstrar a identidade entre as ondas eletromagnéticas e luminosas. A necessidade de se encontrar outro modo de comunicação levou os pesquisadores para o campo das ondas decimétricas, queforam batizadas como microondas. As primeiras investidas no campo da microonda foram realizadas por volta de 1930, quando se começaram a transmitir sinais telefónicos multiplexados, utilizando cabos. Com a Segunda Guerra, foi dado grande impulso às microondas, em razão de sua aplicação em radar e para as comunicações telefónicas de campanha. Daí em diante, a utilização da microonda generalizou-se.Foi extensamente empregada nas ligações internas a grande distancias de sistemas telefónicos e de TV, através de repetidores, e de ligações intercontinentais por meio de cabo. A colocação em órbita de satélites repetidores permitiu aliviar o trafego por cabos submarinos nas ligações intercontinentais e tornar imediatas e seguras as ligações entre os mais distantes povos da Terra. Como deverá ter...
tracking img