Dificuldades de aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nunca houve tanta preocupação em relação ao problema de aprendizagem como atualmente. Desde os tempos remotos, filósofos e pensadores já se preocupavam com o fato de aprender, portantonoção de aprender era confundida com ação de captar ideias, fixar seus nomes e retê-los
Segundo Brandão (1994), o homem não está livre a educação a começar na família, na escola, naIgreja, enfim desde o seu nascimento até o fim de sua vida, o homem está sempre aprendendo. Porém não há uma só forma de se aprender, pois para aprender, ensinar, fazer e saber ou convivertodos nós nos envolvemos com a educação.
A natureza humana em sua estrutura física e espiritual cria condições especiais para manutenção e transmissão de sua educação.
Surge assim anecessidade de um envolvimento de escola e família. Telma Weisz, especialista em alfabetização, começou a ler e escrever em contato com gibis e uma lista de nomes de pessoas da família escrita porsua mãe “ela usava as palavras conhecidas para comparar com as outras que encontrava.” (Nova Escola,Abril 2012).
SIMPSON ( 1968 ) apresenta métodos capazes de facilitar o aprendizado decrianças em desenvolvimento motor sendo este aproveitado na escola.
Para Ferreiro (1989), o problema da alfabetização foi sempre uma decisão tomada
somente pelos professores, semconsiderar, porém, as crianças. Tradicionalmente, as
investigações sobre as questões de alfabetização giram em torno de uma única pergunta: “como ensinar a ler e escrever?”.
De acordo comBRUNER (1999), o ensino envolve a organização da matéria de maneira eficiente e significativa para o aprendiz. Para ele a motivação também é um fator crucial para o aprendiz, como propiciara descoberta, desenvolver nos alunos uma atitude de investigação, falar ao aluno sempre numa linguagem acessível, exercícios e tarefas devem ser de acordo com o grau de complexidade.
tracking img