Ed. fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1393 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC
PROFESSOR: VALTER SAVI
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA DANÇA E DAS ATIVIDADES RITMICAS
ACADÊMICA: JOYCE MARCELINO CONSTANTINO

CRICIUMA, 13 DE SETEMBRO DE 2012
1- História da dança:
A dança é considerada uma das atividades mais antigas entre o homem, uma atividade que não depende de materiais como seu ponto principal, tendo como base o corpo doindividuo que a está elaborando. A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
No antigo Egito, 20 séculos antes da era cristã, já se realizava as chamadas danças astroteológicasem homenagem ao Deus Osíris. O caráter religioso foi comum às danças clássicas dos povos asiáticos. Na Antiguidade a dança era uma das três principais artes cênicas, vinculada com a musica e o teatro, na Grécia Clássica, a dança era freqüentemente vinculada os jogos, em especial aos olímpicos. Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus dovinho), e dançava-se em festas e bacanais.
Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
No século XVI surgiram os primeirosregistros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, conseqüentemente, os ritmos das danças.
No século XIX apareceram a Contradança(que se transformou na quadrilha), a Valsa, a Polca, a Mazurca, o Scottish, o Pas-de-quatre, etc. No século passado surgiu o Boston, só destronado pelas danças exóticas (Cake-Walk, Maxine, One Step, Fox-Trot, e Tango). A divulgação da dança se deu também fora do espetáculo, principalmente nas tradições populares.
Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituídopela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.

2- Conceitos de dança:
* A dança se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.* A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento ou cerimônia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro.
* A dança não se trata, portanto, de uma atividade motora qualquer, mas sim de movimentosespecíficos, dotados de valores estéticos e potenciais simbólicos inerentes. Um símbolo é algo que condensa certo número de associações de idéias dentro de determinado sistema de significados. Os símbolos expressos na dança a tornam uma forma através da qual as pessoas representam-se para si mesmas e para os outros. Por isso ela possui um papel importante nas identificações étnicas, por exemplo.

3-Pessoas famosas da dança:
El Cachafaz (Tango)
Ovidio José Bianquet, "El Cachafaz", o mais famoso bailarino de todos os tempos, transformado em lenda, nasceu em 14 de fevereiro de 1885 e morreu em 7 de fevereiro de 1942. A lenda de Cachafaz é parte da mitologia do tango. Uma das poucas imagens dele é parte do filme "Tango", de 1933, onde ele pode ser visto com sua parceira Carmencita Calderón,...
tracking img