Engrenagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução.
No mercado existem diversas aplicações de engrenagens para fins de transmissão de movimento, no entanto nesse trabalho será mostrado como é feito o projeto de uma engrenagem de um misturador em “V”.
O dimensionamento das engrenagens será feito conforme o equipamento apresentado, ou seja, de acordo com as condições de trabalho do equipamento e outras especificações, por exemplo:esforço no eixo, rotação máxima e mínima e outras que deve interferir diretamente ou indiretamente nas engrenagens dimensionadas.
É comum serem ouvidas histórias de projetos mal sucedidos por deficiência de interpretação dos objetivos e requisitos de qualidade do cliente. Seja pela natureza ambígua de demandas imprecisas quando relacionadas às características intangíveis de projetos onde osresultados não se materializem em objetos, ou até mesmo pela dificuldade de compreensão do projetista em seu trabalho de tradução dos problemas que deram origem ao projeto. As chances de insucesso de um projeto podem ser minimizadas na proporção em que as necessidades do requerente estejam alinhadas com as idéias daquele que se propõe a desenvolver o trabalho.
2. Revisão da literatura
Pesquisando arespeito sobre o projeto apresentado, foram encontrados materiais relacionados ao projeto.
Conforme o fabricante de misturadores vem “V” da marca LAWES, o equipamento deve possuir qualidade elevada nos materiais empregados na construção do misturador. Por ser uma linha de equipamentos utilizados principalmente na indústria farmacêutica, a manutenção nestes equipamentos devem ser evitadas ao mínimopossível, a fim de evitar a contaminação dos medicamentos presente no equipamento durante o processo de mistura.
3. Referencial teórico
Neste projeto será utilizado como base para os dimensionamentos das engrenagens, o manual com as especificações de um misturador já existente.
Conforme as especificações do fabricante do misturador, observamos vários critérios que serão considerados, como porexemplo: a capacidade útil do misturador.
4. Metodologia
Para o projeto apresentado serão consideradas as seguintes normas e literatura:
• NBR6684: 1981- Engrenagens cilíndricas (dentes retos e helicoidais) – Terminologia.
• Manual do misturador em “V” 560 litros da marca LAWES.
• Livro de elementos de máquinas do autor Melconian.
• Apostila para os Cursos: Sistemas Mecânicos da UniversidadeEstadual de Campinas

5. Memorial descritivo
O misturador em “V” é um equipamento para uso na homogeneização de misturas de pós e granulados secos.
São equipamentos que devem obedecer às normas de boas práticas de fabricação, sendo um equipamento de fácil limpeza, operação e manutenção.
O princípio geral de funcionamento do misturador em “V” consiste em dividir a massa de pó em duas porçõesem um primeiro movimento, deslocar as porções divididas, e reuni-las em um segundo movimento.
O equipamento gira em torno do seu próprio eixo formando pelo plano dos dois cilindros. Essa geometria apresenta grandes vantagens, como por exemplo:
• Minimiza a fricção entre as partículas no caso de grânulos muito frágeis;
• Torna o misturador disponível em grandes capacidades;
• Facilita operaçãode carga, descarga e limpeza;
• Simplicidade de manutenção.

Figura 1 – Imagem do misturado em “V”
As engrenagens projetadas têm o objetivo de transmitir o movimento de rotação do motor para o misturador em “V”. Ou seja, uma engrenagem estará acoplada ao eixo principal do misturado e a outra ao eixo do redutor, a transmissão será realizada através dos dentes das engrenagens.

Figura 2 –Imagem de uma engrenagem de dentes restos
6. Memorial de cálculo
Dimensionamento de um par de engrenagens cilíndricas de dentes retos (ECDR)
Objetivo atuar com segurança na operação de um misturador em V com capacidade máxima de 560 Litros.
Transmissão acionada por um motor de P = 15 CV (11 KW), Rotação de 1150
(W = 38 Л rad /s).
Material a ser utilizado: SAE 4340.
Dureza especificada é...
tracking img