Engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Informático de Gestão Escolar (SIGE)

1. INTRODUÇÃO Ao longo dos anos, os homens têm estado a procurar solucionar problemas de gestão de maneira que temos vindo que o tempo e esforço que se tem empenhado têm vindo a surtir resultados positivos. Hoje em Angola, já podemos evidenciar o facto de que as empresas precisam instituições de ensino e religiões, tem estado a precisar de serviçosinformáticos para gerir seus serviços. Este trabalho trata de um Sistema Informático de Gestão Escolar (SIGE). O presente trabalho se refere à implementação de um sistema de software destinado a possibilitar a informatização de algumas actividades de processamento de dados comuns em instituições escolares. Considerando a possibilidade de utilização deste tipo de software nas escolas, optou-se pelautilização de tecnologias de software de domínio público no seu desenvolvimento. Hoje existem ainda muitas escolas que funcionam com o sistema manual devido o factor financeiro e tal vez por não saberem da importância dos softwares de gestão, por serem sistemas de um custo elevado, mas que são de alta importância para o funcionamento de uma instituição escolar. Este sistema pode contribuir com aeficiência e organização da instituição escolar, bem como a facilidade na obtenção dos dados referente a cada estudante, docente ou qualquer outro funcionário, ainda fornecer informações via Web para funcionários e estudantes online. Este Sistema poderá economizar tempo de execução de certas tarefas, como por exemplo, para calcular o salário dos professores tendo em conta a sua presença, não seránecessário verificar um livro de ponto, o sistema tem a função de registrar presença dos professores assim como as disciplinas que os mesmos lecionam nos dias em que estão programados para lecionarem. Este Sistema, ainda permite registrar e emitir horários de aulas para os professores e estudantes, assim com pode também emitir relatórios.

1

Sistema Informático de Gestão Escolar (SIGE)1.1. MOTIVAÇÃO A escolha do tema foi motivada pelo facto de que, em Angola, as escolas das redes públicas e particulares, em geral, ainda encontram-se desfasadas quanto às inovações tecnológicas que hoje são ferramentas indispensáveis para enfrentá-lo o mundo moderno. Eu pude escolher este tema para a minha defesa de tese, devido à vários aspectos, dos quais vou descrevendo alguns a baixo:     Ésabido que algumas escolas têm dificuldades na gestão dos seus serviços por terem feito isso manualmente; Vulnerabilidades no armazenamento de informações; A falta de informação por parte dos dirigentes da instituição nas suas ausências, isto é fora da instituição; Falta de informações prévias para os estudantes assim como para os professores.

1.2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Na falta de um softwarede gestão escolar as instituições enfrentam vários problemas com a sua gestão, começando por citar alguns desses problemas: A falta de dinamismo da instituição, a demora no registro de matrículas e confirmações de estudante, a dificuldade de satisfazer a necessidade dos pais em minutos sobre o historial dos seus educandos contendo nestas notas e pagamentos, a dificuldade de endereçar alunos eprofessores para uma determinada turma, o lançamento das notas e o cálculo das pautas semestrais e geral, o acompanhamento dos alunos referentes as suas cadeiras em atraso, citando ainda a segurança nos dados que não se têm por ter acesso muitas pessoas.

Pergunta de partida: Quais são as vantagens do uso deste sistema em relação ao invés da gestão manual? Será que o software implementadoresponderá as exigências escolares e os padrões tecnológicos da actualidade?
2

Sistema Informático de Gestão Escolar (SIGE)

2. OBJECTIVOS 2.1. OBJECTIVO GERAL  Este trabalho tem como objectivo geral apresentar a concepção e

desenvolvimento de um sistema de software designado Sistema Informático para Gestão Escolar – SIGE, que vai permitir a informatização de processos relacionados a questões...
tracking img