Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PAPEL DA ENGENHARIA NA MANUTENÇÃO

INTRODUÇÃO

A Gerência de Engenharia de Manutenção tem como objetivo coordenar a definição e aplicação de políticas, estratégias e melhores práticas de manutenção que facilitem a otimização dos resultados dos ativos das unidades industriais.

JUSTIFICATIVA:

O presente paper justifica-se pelo fato de consolidar e analisar informações referentes àmanutenção e propor ações de otimização de recursos e resultados (Indicadores de desempenho. Representar a função manutenção perante órgãos corporativos.

Analisar e propor balanceamento entre demandas e recursos das diversas áreas de manutenção. Promover a padronização e utilização das melhores práticas da manutenção nas várias unidades.

Dar suporte técnico especializado às manutenções. Promoverbenchmarking entre as manutenções. Aplicar técnicas modernas, estar nivelado com a manutenção de Primeiro Mundo. Mapear necessidade e promover a capacitação da força de trabalho da manutenção.

DESENVOLVIMENTO

1) O Papel da Engenharia na Manutenção

O estudo apresenta a conceituação da Engenharia de Manutenção e seu desenvolvimento.
No processo de redefinição do papel daEngenharia de Manutenção este conceito se tornou o fundamento sobre o qual se assentaram todas as novas diretrizes e propostas de ação.
Pode-se dizer que a Engenharia de Manutenção é a arte de aplicar conhecimentos científicos e empíricos juntamente com habilitações específicas na criação de dispositivos e processos para atender a objetivos bem definidos.
Esta palavra tem o mesmo radical de'Engenhar', a qual corresponde a Idear Inventar ou engendrar.
Assim, assumindo a si a responsabilidade de promover o desenvolvimento da Manutenção, o aperfeiçoamento dos equipamentos e de prestar apoio técnico às unidades de manutenção, através do exercício sistemático das funções de "Controle", "Engenharia" e "Difusão Tecno1ógica", a Engenharia de Manutenção definiu seu papel básico e seusobjetivos descritos da seguinte maneira:
✓ Desenvolvimento e implantação de estudos, métodos, projetos e planos para:
✓ Garantia ou aumento da confiabilidade e da manutenibilidade de equipamentos e instalações;
✓ Garantia ou aumento da qualidade e da economicidade dos serviços de manutenção e de sua gestão;
✓ Melhorias funcionais, operacionais e ambientais de equipamentos einstalações.
A Engenharia de Manutenção preocupa-se com o planejamento e gerenciamento de sistemas em operação, de modo à mante-lo e atendendo aos objetivos para os quase se destinam, dentro de requisitos de Disponibilidade e Qualidade estabelecidos e sob restrições de custo compatíveis.
Segundo (MORROW, 1966), a Engenharia pode ser vista dividida em: Engenharia de Desenvolvimento, deProjeto, de Construção, e de Manutenção.
A Engenharia de Desenvolvimento cobre a fase exploratória de processamento de materiais (COUTINHO, L.S.A ABRAMAN, 1986). A Engenharia de Projeto Implica na incorporação de novos processos ou novos desenvolvimentos em especificações e desenhos disponíveis para formar equipamentos ou estruturas. A Engenharia de Construção emprega os desenhos eespecificações para instalar e construir o equipamento. Por fim, a Engenharia de Manutenção se preocupa com a produção do serviço, devendo assim, capacitar o sistema a auto manter-se e a das restrições de custo existentes.
A denominação "Engenharia de Manutenção" é de natureza Informal, embora de uso bastante disseminado nas empresas. A área de conhecimento formal onde a mesma se enquadra édenominado Engenharia de Produção.
A Engenharia de Produção é definida pelo American Institute of Industrial Engineers, como sendo a "atividade que estuda o projeto e a Implantação de Sistemas Integrados de homens, materiais, equipamentos e ambientes, baseando-se em conhecimentos matemáticos, físicos e sociais, em conjunto com os métodos de análise e de projeto técnico, para especificar a...
tracking img