Projeto tsunami

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO

Um Tsunami é uma onda causada pelo movimento repentino do fundo do mar. Este movimento pode ser desencadeado por diferentes fenômenos: sismos, erupções vulcânicas ou deslizamentos de terras submarinos. Podem ainda ser gerados em conseqüência de impactos de meteoritos. Os Tsunamis propagam-se ao longo da superfície dos oceanos a grandes velocidades e quando atinge a linha de costa osseus efeitos podem ser devastadores.

[pic]

A principal característica do mar quando irá ocorrer um Tsunami, é que o mesmo parece que vai sumir, pois de uma hora para a outra o mar vai para o meio dele e fica completamente longe da área litorânea e de uma hora para a outra vem com uma força catastrófica que acaba com toda a região litorânea e tudo que perto dela estiver como casas, hotéis,carros, ruas, árvores, crianças, adultos, famílias, escolas, museus, bibliotecas, lojas e etc.

CAUSAS

[pic]

Terremotos, erupções vulcânicas, deslizamentos gigantescos e tsunamis podem se tornar mais freqüentes à medida que o aquecimento global causa alterações na crosta terrestre, disseram cientistas. Mudanças geológicas relacionadas ao clima podem provocar também 'erupções de metano,'emissões de um potente gás do efeito estufa que hoje se encontra parcialmente armazenado em forma sólida sob o permafrost (solo permanentemente congelado) e o leito do mar, em quantidades superiores a todo o dióxido de carbono (CO2) hoje presente na atmosfera.
CARACTERÍSTICAS

Os tsunamis têm um comportamento muito diferente das típicas ondas de surf; propagam-se a altas velocidades e podem percorrerdistâncias transoceânicas sem grande perda de energia. Um tsunami pode causar estragos a milhares de quilômetros de distância da sua origem, podendo passar muitas horas entre a sua criação e o seu impacto na costa, chegando bastante depois da onda sísmica que a originou.

Tipicamente, cerca de dez minutos antes de um tsunami, o mar recua da costa, expondo parte do leito marinho. Se a inclinaçãofor rasa, este recuo pode exceder 800 metros. As pessoas inconscientes do perigo podem permanecer na costa, devido à curiosidade, mas este pode ser um sinal de advertência da vinda de um tsunami. Pode haver diversas ondas, com intervalos entre dois e quarenta e cinco minutos.

Estas características ocorrem porque os tsunamis possuem períodos extremamente longos e também grandes comprimentos deonda. Enquanto que as típicas ondas provocadas pelo vento, que podemos observar numa praia sucede-se de forma ritmada com um período de 10 segundos e comprimento de onda de 150 metros, os tsunamis podem ter períodos da ordem de uma hora ou mais, e comprimentos de onda que podem exceder os cem quilômetros.

Uma onda tem tendência a esbaterem-se em ondas de água rasa quando a relação entre aprofundidade da água e o seu comprimento de onda se torna muito pequena (isto é, quando a profundidade é bastante menor que o comprimento de onda). Como os tsunamis têm um grande comprimento de onda, vão-se comportar como ondas de água rasa mesmo no mar alto. As ondas de água rasa movem-se a uma velocidade que pode ser calculada pela raiz quadrada do produto da aceleração da gravidade (9.8 m/s^2) pelaprofundidade da água. Por exemplo, no Oceano Pacífico, onde a profundidade da água ronda os 4000 m, um tsunami viajará a 200 m/s (cerca de 712 km/hora) com uma perda mínima de energia, mesmo em grandes distâncias. Com uma profundidade de 40 metros, a velocidade poderá atingir os 20 m/s (cerca de 71 km/hora), o que é, efetivamente, muito mais lento mas, ainda assim, suficientemente rápido para sefugir a tempo.

No alto mar as ondas dos tsunami não são praticamente detectáveis: a sua altura não excede alguns metros e é muitas vezes inferior a um metro. Viajam a velocidades de avião a jacto pelo oceano e descem depois para velocidades de auto-estrada ao aproximarem-se da costa. E é só quando se aproximam da costa que elas crescem a alturas terrificantes - geralmente de 5 a 20 metros....
tracking img