Crise japosesa

3230 palavras 13 páginas
FACULDADE ALAGOANA DE ADMINISTRAÇÃO

MERCADO DE CAPITAIS
JOSÉ JEFERSON DA CONCEIÇÃO SILVA
CRISE JAPONESA E CRISE DO MÉXICO

CRISE JAPONESA

11 de março de 2011. Um terremoto de magnitude 9,0 atingiu a costa do Japão, causando um tríplice desastre: terremoto, tsunami e explosão do reator nuclear da usina de Fukushima. Calcula-se o número de mortos e desaparecidos em 20 mil.
Um ano depois, o Japão ainda se recupera da maior tragédia do país, após a II Guerra Mundial. Especialistas se debruçam agora sobre a crise do Japão, para analisar a situação do país e reconhecem: "O terremoto e tsunami levou à procura da alma de uma nação já desgastada por duas décadas perdidas de crescimento econômico, com uma população envelhecendo rapidamente e agora encolhendo, a paralisia política e o rápido crescimento da seu rival de longa data, a China ".
A primeira grande lição: por mais preparado que um país ou uma organização estejam, uma crise de proporções pode causar um estrago histórico. E o Japão era um país preparado. Como mostra o exemplo japonês, a prevenção e o treinamento ainda são as únicas formas de minimizar as consequências das crises. Como ocorreu.
Uma análise interessante foi feita por Maggie Epstein e Lina Yamashita, de uma organização americana dedicada a ensinar alunos sobre histórias e culturas, que estudaram a crise japonesa. As conclusões trazem muitos ensinamentos para quantos se dedicam à gestão de crises e à prevenção de desastres naturais.
- A crise no Japão ainda não acabou, continua
Enquanto muitos japoneses foram capazes de voltar à vida, como era antes, milhares de outros não foram sequer capazes de retornar às suas casas. O terremoto e tsunami afetou uma vasta extensão do nordeste do Japão (a região de Tohoku), mas nem todas as aldeias e cidades foram atingidas da mesma maneira.
O devastador desastre no Japão oferece oportunidades para ensinar e aprender sobre meio ambiente, economia, geografia, ciências da terra, literatura,

Relacionados

  • Inovacao
    1234 palavras | 5 páginas
  • Administração e comércio exterior
    90476 palavras | 362 páginas