Estagio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como finalidade apresentar observações e práticas decorrentes do Estágio – ( EJA) Educação de Jovens e Adultos, que foi realizado no periodo de 02/07/11 a 15/07/11 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Ana José Bodini Januario pelas alunas do curso de Pedagogia Claudia Pires Pereira e Jordana Marques com carga horária total de 40 horas.
Nos últimostempos a Educação de Jovens e Adultos ( EJA) tem se valorizado, mais ainda existe um preconceito sobre a mesma, mesmo entre professores, escolas e até mesmo entre os próprios alunos, principalmente por parte dos que não conhecem o trabalho com essa modalidade de ensino.
O estágio de docência na Educação de Jovens e Adultos, EJA, tem como objetivo o desenvolvimento de atividades que envolvessematividades de análise, observação e participação da gestão escolar voltada a essa modalidade de ensino, além da atuação do docente em sala , para com essas pessoas, suas dificuldades e desafios.
Os professores não só no EJA, mais em todos os níveis de alfabetização, devem ter uma boa qualidade de ensino, devem ser dinâmicos e criativos, usando de métodos e materiais de apoio para que a aprendizagemseja proveitosa, e prazerosa aos alunos
O estágio com jovens e adultos, ajuda os estagiários a adquirir experiência ao observar o comportamento de pessoas com mais idade em sala de aula, para iniciar seus estudos.
A prática na sala de aula durante o estágio permite que o aluno de Pedagogia se aproxime mais da realidade que irá enfrentar após a conclusão do curso superior e quem sabe, estudar ecriar mecanismos que minimizem as dificuldades observadas durante o estágio. Com isso, percebemos que o estágio é de grande importância para que se consiga mudar a forma de muitos profissionais ingressarem nas escolas, levando novidades e espírito crítico, objetivando uma educação de qualidade, para chegar ao conhecimento.
A metodologia aplicada para no desenvolvimento deste relatório será apesquisa do projeto pedagógico da escola, entrevista com os docentes, observação dos alunos dentro e fora da sala de aula, pesquisa ao material de apoio.
Dentro desta metodologia vamos trabalhar identificação da instituição; concepção pedagógica da instituição; descrição e análise refletiva das atividades de estágio; considerações finais e referências.

2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA2.1 A observação do Estagio na Educação de Jovens e Adultos ( EJA ) foi realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Ana José Bodini Januario, está localizada na av. Santana, 999, Bairro Jardim Amanda 1, CEP 13188-000 - Hortolândia- SP;
tel: (19)3865 5684.

2.2 A Instituição Estagiada funciona em dois turnos, sendo, o turno da manhã das 07:00 horas às 12:00 horas , e o turno datarde das 13:00 horas às 18:00 horas.

2.3 A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana José Bodini Januario atende séries iniciais do ensino fundamental, classes especiais de deficiência e atraso mental, visuais e auditivas , sala de recursos e Educação de Jovens e Adultos (E.JA).

3 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO

A Instituição Estagiada objetiva uma ação educativa fundamentada nosprincípios da universalização, de igualdade de acesso, permanência e sucesso, obrigatoriedade da educação básica e da gratuidade escolar.
O corpo docente é formado de vinte e quatro professores, sendo dez com formação e pós graduação, oito com superior, e seis com magistério.
O corpo administrativo é formado de um diretor , uma coordernadora pedagógica , uma supervisora e um secretario.
O corpode funcionários é formado de seis inspetores, quatro merendeiras, três auxiliares de serviços gerais, um porteiro e duas estagiarias remuneradas.
A gestão é democrática para a Educação de Jovens e adultos, tendo uma identidade que lhe é especial, identidade essa, construída e simultaneamente configurada, configurada e simultaneamente construída, ou seja, um processo dialético.
A filosofia da...
tracking img