Engenharia

Páginas: 3 (694 palavras) Publicado: 23 de março de 2013
Questão 1 :
Qual é a origem do nome dado ao plano cartesiano? Fale um pouco sobre este homenageado.
Cartesiano é um adjetivo que se refere ao matemático francês e filósofo René Descartes que, entreoutras coisas, desenvolveu uma síntese da álgebra com a geometria euclidiana. Os seus trabalhos permitiram o desenvolvimento de áreas científicas como a geometria analítica, o cálculo e acartografia.
René Descartes notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fatoque gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
Descartes, por vezes chamado de "o fundador dafilosofia moderna" e o "pai da matemática moderna", é considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Inspirou contemporâneos e várias gerações defilósofos posteriores; boa parte da filosofia escrita a partir de então foi uma reação às suas obras ou a autores supostamente influenciados por ele. Muitos especialistas afirmam que a partir de Descartesinaugurou-se o racionalismo da Idade Moderna e defendeu a tese de que a dúvida era o primeiro passo para se chegar ao conhecimento.
O pensamento de Descartes é revolucionário para uma sociedadefeudalista em que ele nasceu, onde a influência da Igreja ainda era muito forte e quando ainda não existia uma dque o clero se encarregava de disseminar.
Descartes viveu numa época marcada pelas guerrasreligiosas entre Protestantes e Católicos na Europa - a Guerra dos Trinta Anos. Viajou muito e viu que sociedades diferentes têm crenças diferentes, mesmo contraditórias. Aquilo que numa região é tido porverdadeiro, é considerado ridículo, disparatado e falso em outros lugares.
Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas veem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia
  • Engenharia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!