Engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXPERIMENTAÇÃO

NO

ENSINO

DE

QUÍMICA

Sandra Mara M. Franchetti e José Carlos Marconato
Neste artigo propõe-se um método alternativo de ensino de propriedades físicas de polímeros, visando a reciclagem: a diferença de densidades de vários polímeros permite a separação de diferentes materiais plásticos empregados no dia-a-dia. polímeros, ensino alternativo, propriedades físicas
Recebido em1/4/02, aceito em 6/3/03

P
42

lásticos são constituídos de do o trímero e assim por diante, grandes moléculas (macrofazendo a cadeia polimérica crescer. moléculas) chamadas polímeExemplos: poliésteres, policarbonato, ros que, dependendo de sua componáilon 66 e poliuretanas (Billmeyer Jr., sição (unidades formadoras ou 1984). monômeros), apresentarão proprieAs estruturas químicas e a massa dadesfísicas e químolar do polímero demicas diferentes terminam suas proA reciclagem dos plásticos (Mano, 1985). A parpriedades físico-quíé viável do ponto de vista tir de reações envolmicas (Mano, 1985). econômico e da vendo substâncias Propriedades como preservação do meio químicas menores resistência à chama, ambiente. Os plásticos mais (monômeros), sob cristalinidade, estabiutilizados no mundo são odeterminadas conlidade térmica, resisPVC, o polietileno e o PET dições, são produtência à ação química zidos polímeros, cujas estruturas e propriedades mecânicas determidependem do método de polimenam a utilidade do polímero (sítio rização empregado. As reações de Macrogalleria). polimerização mais importantes são: Os materiais plásticos são cada vez adição e condensação. A polimerizamais utilizadosno cotidiano, sendo ção por adição produz uma macroque, em geral, sua incineração causa molécula com repetidas unidades danos ao meio ambiente (Huang, monoméricas; por exemplo, monô1995; Amass et al., 1998). Os plásticos meros de etileno produzem o polímemais utilizados no mundo são o PVC, ro polietileno e monômeros de cloreto o polietileno e o PET (Anon, 1997). de vinila produzem o poli(cloretode A reciclagem dos plásticos é viável vinila) - PVC. Outros exemplos: polido ponto de vista econômico e da preestireno, poli(metacrilato de metila), servação do meio ambiente (Anon, politetrafluoretileno e poliacrilonitrila. 1997; sítio San Diego Plastics). A seguir, Na polimerização por condensação, são descritos os tipos mais comuns de dois monômeros com grupos funcioreciclagem. nais diferentescombinam-se e forReciclagem primária mam um dímero, que por sua vez reaReaproveitamento de peças defeige com um dos monômeros, formanA seção “Experimentação no ensino de Química” descreve experimentos cuja implementação e interpretação contribuem para a construção de conceitos científicos por parte dos alunos. Os materiais e reagentes usados são facilmente encontráveis, permitindo a realização dosexperimentos em qualquer escola. Neste número a seção apresenta quatro artigos.
QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Propriedades físicas dos polímeros na reciclagem

L

L

tuosas, aparas, rebarbas das linhas de produção da própria fábrica.

Reciclagem secundária ou mecânica
Transformação dos resíduos plásticos descartados, em grânulos que podem ser reutilizados na produção de outros materiais, como: pisos,conduites, sacos de lixo, solados, mangueiras, componentes de carros, fibras etc.

Reciclagem terciária ou química
Reprocessamento de plásticos descartados, convertendo-os em monômeros e misturas de hidrocarbonetos, que poderão ser reutilizados como produtos químicos em refinarias ou centrais petroquímicas. Este tipo de reciclagem permite também tratar misturas de plásticos, reduzindo custos depré-tratamento, de coleta e seleção, além de permitir a produção de plásticos novos com a mesma qualidade de um polímero original.

Reciclagem quaternária ou energética
Recuperação de energia através do tratamento térmico aplicado aos resíduos plásticos. Distingue-se da simples incineração, pois utiliza os resíduos plásticos como combustível na geração de energia elétrica. A energia contida em 1 kg...
tracking img