Engenharia hidraulica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
Engenharia Hidráulica
Diogo Coelho da Silva
1: Engenharia Civil
Universidade Lusófona
Rua Augusto Rosa, nº24, 4000-098 Porto (à Pç. da Batalha)
e-mail: diogo89silva@hotmail.com

Palavras-chave: Engenharia, Hidráulica, Especialização, Energia, Curiosidades
Resumo: Este trabalho foi elaborado para a disciplina de Engenharia Civil, servindo como método de avaliação da mesma. Nele estãodescritas as funções de um engenheiro especializado em hidráulica, bem como as suas competências. Estão também presentes várias das construções mais audazes alguma vez feitas neste ramo da engenharia civil, alguns avanços feitos até então e ainda alguns dos casos mais mediáticos e curiosos vividos no nosso quotidiano.

Figura 1. Barragem.
1. INTRODUÇÃO
A engenharia hidráulica foi desenvolvidapelos egípcios e é o ramo da engenharia civil que trata da exploração, do uso e do movimento da água, dos projetos e das obras hidráulicas fluviais ou marítimas e dos projectos e das obras de engenharia sanitária. O engenheiro hidráulico ou de recursos hídricos planeia e orienta o uso da água de bacias hidrográficas, elaborando planos diretores de bacias hidrógráficas. Este também desenvolveplanos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, segundo o RGSPPDADAR (regulamento geral dos sistemas públicos e prediais de distribuição de água e de drenagem de águas residuais), além de projetcar canais, portos, diques, quebra-mares, e barragens. O engenheiro também pode acompanhar a exploração de lençóis subterrâneos e o tratamento de águas contaminadas, tanto nas ETA’s (estações detratamento de águas) como nas ETAR’s (estações de tratamento de águas residuais).

A organização, a iniciativa e o interesse por questões sociais, ambientais e ecológicas são alguns traços de personalidade que ajudam o profissional a ter sucesso no mercado de trabalho.
2. PROPRIEDADES DA ÁGUa
2.1. Massa volúmica e peso volúmico
Massa volúmica e peso volúmico de uma substância são,respectivamente, a massa e o peso da unidade de volume dessa substância. Para os líquidos estas grandezas variam com a pressão e a temperatura.
A água tem o valor máximo de massa volúmica à temperatura de 4ºC, que à pressão atmosférica normal toma o valor de 1000 kg/m3. Considerando a aceleração da gravidade igual a 9,8 ms-2, o peso volúmico, à mesma temperatura será 9800 Nm3.
2.2. Viscosidade
Aviscosidade dos fluidos traduz-se pela resistência que estes oferecem à deformação. Assim, no seu escoamento desenvolvem-se forças resistentes, que dão parte à dissipação de parte da energia mecânica possuída pelo fluido em movimento. Ao pretender modificar-se a forma de uma massa de fluido, observa-se que as camadas do mesmo se deslocam umas em relação às outras, até que se alcance uma nova forma.Durante este processo ocorrem tensões tangenciais (esforços de corte) que dependem da viscosidade e da velocidade do fluido. O comportamento de um fluido sob a acção de um esforço de corte é importante na medida em que determinará a forma como ele se movimentará. A fim de que se possa introduzir a noção de esforço de corte (tensão tangencial), torna-se necessário analisar as forças exteriores queactuam numa determinada massa de fluido sujeita à acção da aceleração da gravidade. Num fluido em repouso não existem tensões tangenciais e de acordo com a lei de Pascal a pressão num ponto é igual em todas as direcções. Nos fluidos em movimento, em que se manifeste a acção da viscosidade desenvolvem-se tensões tangenciais ou esforços de corte. A viscosidade é uma propriedade física que é definidacomo sendo a resistência de um fluido ao seu escoamento uniforme.
2.3 Compreensibilidade
A compressibilidade dos fluidos traduz-se pela diminuição do volume ocupado por uma determinada massa de líquido quando aumenta a pressão a que esta está sujeita. De acordo com o seu comportamento sob a acção de uma pressão aplicada exteriormente os
fluidos podem ser classificados da seguinte forma:...
tracking img