Engenharia eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS - FACET

ÉRICO SILVA NICODEMOS

CLASSE DE MOTORES DE INDUÇÃO TRIFÁSICOS

Maceió/AL
2012

Introdução

Os motores elétricos são máquinas que transformam energia elétrica em energia mecânica. A conversão eletro-mecânica de energia se processa através da interação de campos magnéticos.
Caso a energia elétricaque alimenta o motor for de corrente contínua, o motor é denominado de motor C.C.; se a energia elétrica que alimenta o motor for de corrente alternada, o motor é denominado de motor C.A., podendo ser monofásico ou trifásico.
A operação dos motores C.C. e dos motores C.A. são os mesmos, e utilizam consequentemente as mesmas leis básicas (como, por exemplo, a lei de Lenz, a lei de indução deFaraday ). Os motores C.C. e motores C.A. são diferentes entre si na construção e características de funcionamento, mas os princípios de operação são os mesmos.
Os motores mais largamente utilizados são os trifásicos, C.A., tipo assíncronos, também denominados de motores de indução. O princípio de funcionamento desses motores fundamenta-se na indução eletromagnética proporcionada por um campomagnético variável atravessando os enrolamentos do rotor. Essa classe de motores corresponde a mais de 90 % dos motores instalados nos diversos setores de atividade industrial e residencial.

Aspectos Construtivos
Basicamente o motor de indução é constituído das seguintes partes fundamentais:
* Estator
* Rotor
* Carcaça
Adicionalmente a essas partesfundamentais temos alguns componentes adicionais, os quais poderão variar em função do tipo de motor utilizado:
* Rolamentos
* Ventilador
* Anéis e Escovas (nos motores com rotor bobinado, também chamados de motores de anéis)


Considerações sobre Estator
O estator é constituído de chapas de aço-silício justapostas, as quais são de pequena espessura (tipicamente de 0,25a 0,6 mm) e que apresentam baixas perdas no ferro (histerese ou magnéticas e Foucault ou pelo efeito das correntes parasitas). Em motores de baixo custo essas laminações são muitas vezes fabricadas com aço convencional de baixo teor de carbono (aço 1006 ou 1008), acarretando um nível mais elevado de perdas e consequentemente um rendimento menor do motor.






Aschapas do estator possuem ranhuras para alojar os fios condutores, na grande maioria das vezes de cobre, das bobinas ou enrolamentos do estator.







Detalhes da Construção do Estator










Considerações sobre o Rotor

O rotor dos motores de indução pode ser de dois tipos básicos: rotor tipo gaiola de maior quantidade deaplicações e rotor bobinado ou de anéis, para aplicações especiais. A finalidade do motor de anéis é permitir um ajuste da velocidade e do torque de partida pela inserção de uma resistência variável externa (reostato) nos enrolamentos do rotor, através de escovas de grafite (carvão), as quais deslizam e fazem contato elétrico com os anéis.





Rotor Gaiola
(Pacote + Gaiola)
RotorBobinado ou de Anéis
(Pacote + Enrolamento)






Motor Trifásico de Indução de Gaiola - MTI


Classe Térmica do Motor 

OS motores apresentam perdas no cobre (enrolamentos) e no ferro (núcleo do estator), alem das perdas de atritos dos rolamentos e ventilação. Assim, a temperatura interna dos enrolamentos e do núcleo tende a aumentar com o motor em carga.
Atemperatura máxima admissível depende da classe térmica utilizada e são classificadas conforme norma ABNT como segue:
Classe A - 105˚ C
Classe E - 120˚ C
Classe B - 130˚ C
Classe F - 155˚ C
Classe H - 180˚ C



Circuito Magnético no Motor Trifásico de Indução

O circuito magnético do motor de indução é constituído por um núcleo ferromagnético estacionário, denominado estator,...
tracking img