Dre agroindustrial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Veja 5 sugestões de metas para a vida financeira neste ano

[pic]

Educadores de finanças recomendam que as pessoas estabeleçam metas para deixar o bolso em ordem, saindo das dívidas e poupando para emergências. A reportagem do UOL conversou com planejadores financeiros, que sugeriram algumas das principais providências.
1) Elaborar um orçamento. Listar as despesas e comparar os resultadoscom a renda está no topo da lista das iniciativas mais recomendadas, tanto para sair do atoleiro das dívidas quanto para dar início a um plano de poupança.
"Para mim, é a providência 'número zero' para as finanças de qualquer um. Todo mundo sabe muito bem quanto gasta de luz, de água, mas às vezes não sabe quanto gasta com lazer", diz a planejadora financeira Letícia Camargo.
"Quando você faz oorçamento, dá para perceber em que está gastando e pode planejar melhor as despesas. E de repente, negociar um pacote de TV a cabo mais em conta", afirma.
Na Internet, há várias ferramentas online à disposição: a Anbima, a Febraban e a Fundação Getúlio Vargas oferecem cursos e programas que ajudam nessa tarefa.
Ampliar
[pic]

5 metas para organizar o bolso5 fotos

1 / 5
FAZER UM ORÇAMENTO.Colocar no papel (ou em uma planilha de computador) despesas do mês é uma iniciativa básica para ordenar suas finanças. Permite ver os ralos do dinheiro, o caminho para saldar dívidas ou o ponto de partida para uma poupança Arte/UOL

2) Formar uma reserva de emergência. Guardar o equivalente a seis meses de suas despesas mensais como prevenção contra imprevistos é outro conselho básico de dezentre dez especialistas em finanças pessoais.
"Mas é preciso que esse dinheiro fique em uma aplicação com liquidez [facilidade em sacar o recurso aplicado]. Eu conheço o caso de uma pessoa muito rica, mas que tem todo o seu dinheiro colocado em imóveis. Se ele precisar de dinheiro de uma hora para outra, vai estar em uma situação complicada", afirma o planejador Oswaldo Sena.
3) Pesquisaraplicações financeiras e diversificar. A redução dos juros básicos da economia (que afetam os ganhos de CDBs e fundos de renda fixa) e a alteração nas regras da poupança mudaram o panorama para o investidor a partir de 2012.
Apesar da expectativa de que o governo volte a elevar a taxa básica de juros ainda neste ano, ninguém projeta um retorno dessa taxa para a casa dos dois dígitos, como no início de2012. Dessa forma, o desempenho de muitas das aplicações tradicionais pode frustrar o poupador.
Migrar para outras aplicações com o objetivo de melhorar os ganhos, na maioria dos casos, significa correr mais riscos do que muita gente está acostumada.
Como fazer a transição? Especialistas aconselham que o investidor pesquise várias aplicações financeiras e faça duas perguntas obrigatórias antes dedecidir: vou aplicar esse dinheiro com qual objetivo? Qual a minha tolerância a perdas? As respostas vão dar a pista para o produto mais adequado.
"Às vezes, a pessoa até pode ter um perfil de investimento agressivo [mais tolerante a eventuais prejuízos] mas pretende comprar um casa daqui a um ano. Nessa situação, mesmo com esse perfil, não é o caso de colocar o dinheiro em ações [que podem terperdas bruscas de um momento para outro]", afirma a planejadora financeira Letícia Camargo.
Aprender a investir pelo Tesouro Direto pode ser o caminho inicial para o poupador mudar seus hábitos de investimento. O programa para negociar títulos da dívida pública é quase uma unanimidade entre especialistas.
A possibilidade de aplicar com pouco dinheiro e os custos menores (em comparação com os fundostradicionais de investimentos) são os elogios mais comuns. Também é fácil para diversificar: existem produtos para "perseguir" a taxa básica de juros, ou a inflação, ou que garantem ao investidor um rendimento previamente combinado.
A desvantagem: os preços desses títulos variam diariamente, conforme as expectativas dos investidores em relação à taxa básica de juros e a inflação. Em alguns...
tracking img