Engenharia eletrica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução


A engenharia elétrica está bastante relacionada ao mercado de trabalho. O curso de Engenharia Elétrica proporciona ao aluno embasamento matemático e desenvolve sua capacidade de abstração e de raciocínio lógico, para assimilar os princípios da Física, especialmente os voltados para a eletricidade e para o eletromagnetismo. Há uma grande preocupação em fazer com que o alunoaprenda a aprender.

O curso prepara o egresso para atuar na supervisão e coordenação técnica de estudos e projetos na área da eletrônica em geral, da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

O Engenheiro Eletricista pode especializar-se em Eletrônica e em Eletrotécnica.

O especialista em Eletrotécnica atua na geração, transmissão, distribuição e utilização de energia, por meioda elaboração de projetos, plantas e técnicas de execução. Além de providenciar os recursos, orienta a construção, instalação, funcionamento e manutenção de usinas, aparelhos e equipamentos elétricos.
Nessa área, pode ainda atuar na elaboração de projetos de instalações elétricas prediais e industriais, projetos de linhas de transmissão e redes de distribuição de energia elétrica e na manutençãoelétrica em geral.

O Engenheiro Eletricista que optar por Eletrônica terá, como campo de trabalho, equipamentos eletrônicos, sistemas de medição e controle, sistemas digitais, automação e controle de máquinas, hardware de computadores e sistemas eletrônicos em geral.

Esse profissional também poderá atuar na área de Telecomunicações em sistemas de comunicações, processamento digital desinais de voz e vídeo, telefonia digital, sistemas de comunicações ópticas e de redes de comunicação.

Atividades principais para o engenheiro elétrico:

Projetar e construir Redes de Comunicação voltadas para a aplicação em serviços multimídia, centrais telefônicas digitais, equipamentos de transmissão, tendo como suporte as modernas redes de comunicação etc.; elaborar e aprimorar sistemas decontrole e automação de máquinas operatrizes, usinas hidrelétricas e linhas de transmissão em geral; projetar, construir, fazer a montagem, operação e manutenção das instalações industriais, sistemas de medição e controles elétricos; atuar em todas as etapas do processo de geração, transmissão, distribuição e uso de energia elétrica e fontes alternativas de energia.
Engenharia Elétrica

Aengenharia elétrica é o ramo da engenharia que lida com o estudo e a aplicação da energia elétrica e do eletromagnetismo. De observar que, em Portugal, todos os Engenheiros Eletricistas recebem a designação genérica de "engenheiros eletrotécnicos", independentemente de a sua especialização ser em eletrotécnica propriamente dita, em eletrônica ou em outro ramo da engenharia elétrica.
No que concerne àenergia elétrica, envolve basicamente a:
* Geração (usinas/fábricas geradoras hidrelétricas, termoelétricas, nucleares);
* A Transmissão ou o Transporte (linhas de transmissão de alta tensão) (AT) e extra alta tensão (EAT);
* A Distribuição e utilização nas residências, nas indústrias (controle e automação, máquinas elétricas, motores elétricos);
* Telecomunicações (telefoniafixa e celular, rádio, televisão, internet);

|Áreas de atuação dentro de Engenharia Elétrica |
|Eletrônica - Projetar, construir e fazer a manutenção de todo e qualquer tipo de equipamento ou sistema eletrônico, como |
|computadores, transmissores e receptores de rádio, de televisão, de centrais eredes telefônicas. |
|Potência e energia - Projetar, construir e fazer a montagem, operação e manutenção de instalações industriais e de sistemas ou |
|equipamentos de medição e de controle elétricos. A área, também conhecida como eletrotécnica, abrange todas as etapas de geração, |
|transmissão, distribuição e uso de energia elétrica, além de fontes...
tracking img