Engenharia de software

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Lista
de
Exercícios I

Engenharia de Software






















1. Defina o termo Software.

De uma forma geral, podemos dizer que o Software é uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.
Software também é o nome dado ao comportamento exibido por essaseqüência de instruções quando executada em um computador ou máquina semelhante além de um produto desenvolvido pela Engenharia de software. Não se restringe somente ao programa de computador propriamente dito, mas também manuais e especificações.

De uma forma geral, software são programas de computador de computador, regras, documentação possivelmente associada, e dados sobre sua operação.

SoftwareSão composto por instruções, que quando executadas produzem a função e o desempenho desejados; Estrutura de Dados, que possibilitam que os programas manipulem adequadamente a informação; e Documentos, que descrevem a operação e o uso dos programas

O Software é desenvolvido ou projetado por engenharia, e não manufaturado no sentido clássico.

Não se desgasta mas se deteriora.

A maioria éfeita sob medida em vez de ser montada a partir de componentes existentes.




Software consiste em um conjunto de informações em diferentes níveis de abstração e em um conjunto de transformações e decisões associadas a essas
transformações;


2. Defina o termo Engenharia de Software.

Engenharia de software é uma área da computação voltada à especificação, desenvolvimento e manutençãode sistemas de software, com aplicação de tecnologias (linguagens de programação, banco de dados, ferramentas, plataformas, bibliotecas, padrões, processos e a questão da Qualidade de Software) e práticas de gerência de projetos e outras disciplinas, visando organização, produtividade e principalmente qualidade.




3. O que é a Crise de Software.
Refere-se a um conjunto de problemasencontrados no desenvolvimento de software. As causas da crise do software estão ligadas ao rápido crescimento da demanda por software, da complexidade dos problemas a serem resolvidos e da inexistência de técnicas estabelecidas para o desenvolvimento de sistemas que funcionassem adequadamente ou pudessem ser validados e principalmente à relativa imaturidade da engenharia de software como profissão.4. Faça uma comparação entre o desenvolvimento de software e a construção de hardware.
No hardware, a curva de falha tende a decair no início, entretanto eleva-se com o passar do tempo.
Já com as medidas tomadas pela Engenharia de Software as falhas são menos constantes, aproximando-se mais da curva ideal.


5. Cite e comente três mitos da Engenharia de Software.

Mito 1 (Administrativo)"Meu pessoal tem ferramentas de desenvolvimento de software de última geração; afinal lhes compramos os mais novos computadores"

É preciso muito mais do que os mais recentes computadores para se fazer um desenvolvimento de software de alta qualidade.

Mito 2 (Administrativo)

"Se nós estamos atrasados nos prazos, podemos compensar o atraso adicionando mais programadores"

Quando novaspessoas são acrescentadas, as que estavam trabalhando vão despediçar tempo treinando os recém-chegados.

O desenvolvimento de software não é um processo mecânico igual à manufatura. Acrescentar pessoas em um projeto pode atrasa-lo mais ainda, e torna-lo mais caro.

Pessoas podem ser acrescentadas, mas tem de ser de uma forma planejada.


Mito 3 (Cliente)

"Uma declaração geral dos objetivosé suficiente para se começar a escrever programas - podemos preencer os detalher mais tarde"

Uma definição inicial ruim é a principal causa de fracassos dos esforços de desenvolvimento de software.
É fundamental uma descrição formal e detalhada do domínio da informação , desempenho, interfaces, restrições de projeto e critérios de validação.


Mito 4 (Cliente)

"os requisitos de...
tracking img