Engenharia da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1598 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade
Departamento de Engenharia de Produção

Engenharia da qualidade

ACADÊMICO: RA:





PROFESSORA:

INTRODUÇÃO

Uma área importante dentro da engenharia de produção é a chamada engenharia da qualidade, através dela garantimos ao produto um nível de qualidade mínimo requerido.
No principio da engenharia da qualidade simplesmente havia umainspeção, mas é obvio que ao longo do tempo essa área passou por grandes mudanças que serão abordadas nesse trabalho, assim como será abordado o que é a engenharia de qualidade e suas aplicações.

A engenharia da qualidade

A engenharia de qualidade de acordo com a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) se define como:
“Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão daqualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade”.
Atualmente estamos em uma fase mais avançada e complexa da engenharia da qualidade, porem nem sempre foi assim no começo tudo era muito simples e foi evoluindo ao longo dos anos até chegar ao estagio que estamos hoje onde podemos perceber varias mudançasrelacionando o modelo atual com o mais antigo que foi usado nos séculos XVIII e XIX.
No inicio o controle de qualidade era feito somente por uma inspeção nessa época a produção era feita por artesões e a demanda era pequena, portanto esse sistema apesar de toda a sua simplicidade se mostrava eficiente para a época já que coma demanda pequena ficava fácil controlar tudo somente inspecionando.Porem a produção foi aumentando, e se começou a produzir em massa, já que quanto maior a produção, menores os custos para poder ter um preço mais competitivo para consequentemente ter maiores lucros, a partir daí o sistema não era mais tão eficiente, o que fez surgir o controle estático de processo.
O controle estático de processo (2ªera) surgiu na década de 20 onde não era aceito ter 2 peçasiguais na mesma linha de montagem com as mesmas condições de produção, também foi estipulado um certo limite de aceitação em imperfeiçoes para ser considerado um defeito, logo as peças seria aprovadas estando dentro deste mesmo limite.
Com a aplicação desse controle o gerenciamento da qualidade passou de corretivo para preventivo, mas essas inspeções em 100%dos produtos não se mostravam tãoeficientes.
Com o tempo se criou a tabela de amostragens onde era analisada uma parte do lote e para saber se o lote seria aprovado ou não, essa parte seria inspecionada e de acordo com a porcentagem de peças defeituosas encontradas na mesma, o lote seria aprovado ou não.
Posteriormente na década de 50 veio a preocupação com a garantia da qualidade (3ªera) e o enfoque que antes era na inspeção econtrole estático, passou a ter foco na prevenção de falhas ou seja em vez de corrigir os erros, tentar fazer com que os mesmos não aconteçam.
Com isso uma simples inspeção no final da produção da peça passou a ser insuficiente e foram criados formas de controle durante todo o processo de produção da peça
Em 1987 influenciada pela globalização pelas leis de defesa do consumidor surgiu a ISO 9000(iso vem do grego isos que significa igualdade, homogeneidade ou uniformidade) que é um conjunto de normas que tem como o objetivo padronizar e garantir uma continua melhora nos padrões de produtos serviços oferecidos para os consumidores pelas empresas do mundo tudo. Nesse padrão proposto pela ISO tem como foco o cliente e sua crescente satisfação.
Nos últimos anos a qualidade passou a servista como uma área de estratégia para as organizações, dai surgiu a gestão da qualidade(4ªera). Um conceito importante dessa era é a gestão da qualidade total esse conceito tem como objetivo um entendimento e um bom relacionamento entre funcionários, clientes e fornecedores. É considerada uma abordagem abrangente visando uma melhoria da competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma...
tracking img