Enfermagem do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4982 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM DO TRABALHO NA
ASSISTÊNCIA À SAÚDE, COMO PERCUSSORA DO CONHECIMENTO
DA PROTEÇÃO, PREVENÇÃO, NOTIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA SUBNOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO NA ASSISTÊNCIA DO
PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM: UMA REFLFEXÃO TEÓRICO / BIBLIOGRÁFICA

Meury Fabiane*

RESUMO: É crescente a preocupação dos profissionais de Enfermagem do Trabalhoquanto à saúde do profissional de enfermagem assistencial, o que, a cada dia, aumentam ainda mais os estudos nessa área, devido à complexidade do trabalho que os mesmos desempenham no seu cotidiano e os riscos a que estão expostos. Daí o fato de investir na promoção da qualidade de vida e de trabalho desses profissionais, buscando aprofundar e desenvolver seus conhecimentos, fazê-los protagonistasdas ações desenvolvidas, que devem ser contínuas e sistemáticas, a fim de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes dos agravos à saúde. Perante o exposto, faz-se necessária, primordialmente, a notificação desses agravos, que são, em grande parte, evitáveis e passíveis de prevenção. Porém, é crescente e constante a subnotificação desses acidentes,dificultando o reconhecimento, armazenamento, análise e difusão de informações necessárias para apoiar a formulação de políticas públicas de prevenção de acidentes e promoção da saúde dos trabalhadores. Refletindo sobre o fato, este artigo de revisão teórica / bibliográfica, relata as ações do Enfermeiro do Trabalho, interagindo com o assistencial, na elaboração das suas ações, focadas no cuidado/atenção eresponsabilidades dos profissionais no desempenho de suas funções e servir de contribuição bibliográfica, desde o histórico da Saúde do Trabalhador e Enfermagem do Trabalho no Brasil, os acidentes de trabalho, as formas de notificação, os motivos da subnotificação dos acidentes, as redes de prevenção e a prática de enfermagem dentro do contexto de saúde do trabalhador.

Palavras Chaves: Saúdedo trabalhador, Acidentes, Enfermagem, Notificação, Prevenção, Subnotificação.
*Enfermeira graduada na e pós- graduada no Curso de Enfermagem do Trabalho pela UNINTER

INTRODUÇÃO

A enfermagem do trabalho destina-se ao cuidado daquele que trabalha, portanto, preocupa-se com trabalhadores. Sua atenção volta-se para os trabalhadores de todas as categorias e de todos os setores deocupação, onde quer que se encontrem (BULHÕES, 1986, p. 243), o que demonstra que as ações se configuram em medidas de alcance coletivo e de caráter motivacional, embora os trabalhadores, vistos no coletivo, possuam certas características peculiares que também influenciam sua saúde. O enfermeiro do trabalho é o enfermeiro especializado na área em questão, que objetiva promover, conservar e recuperar asaúde dos trabalhadores, cabendo-lhe desenvolver programas de prevenção das doenças ocupacionais e dos acidentes do trabalho que os assolam de um modo geral (AAOHN apud BULHÕES, 1986).
A interação do enfermeiro do trabalho com a equipe de saúde ocupacional o integra como um elemento facilitador dos processos de trabalho na nessa área, devido a sua habilidade de comunicação/articulação,concepção ampliada do ambiente de trabalho, do senso de humanização e visão integral da saúde do trabalhador. Este conceito compreende a dependência e interdependência dos profissionais nesta área; a complementaridade das ações de cada profissional na equipe; o senso de integração da equipe; as sobrecargas de cada profissão na busca de seus objetivos e a visão de gestão e de administração. Depreendendo-sedaí que a "enfermagem do trabalho", "a ação de cuidar ou prestar cuidados" e o trabalhador, "recebedor desta ação", estarão sempre interligados.
A Enfermagem do Trabalho vem buscando aprofundar, desenvolver conhecimentos e ampliar seu papel junto à área de saúde do trabalhador, valorizando o cuidado/atenção e responsabilidades com a saúde dos mesmos. Focando prioritariamente, nas ações...
tracking img